Uma maneira melhor para lavar a louça é fechar o ralo e encher a pia com alguns centímetros de água quente, com algum detergente líquido. Daí desligue a torneira. Lave os copos, xícaras e talheres e em seguida os enxágue. A água quente usada para enxaguar encherá um pouco mais a pia para os itens maiores que vêm a seguir. O sabão usado para lavar os primeiros itens também é mantido.
Empilhe os pratos na água com sabão e comece a lavá-los. Remova-os à medida que cada um é lavado e empilhe-os no fundo da segunda pia. Quando tiver uma boa quantidade de pratos, deixe a água correr sobre eles e enxágue-os um a um. A água que escorre de um prato enquanto ele é removido ajuda a enxaguar o próximo prato da pilha, obtendo um "duplo aproveitamento" da água que desce para o ralo.

9. Panelas e formas
Comece a lavar as tampas das panelas e depois a parte de fora da panela, pois suja menos. Comece a lavar da panela menor para a maior
Atenção:
Panelas de teflon esfregue com o lado macio da esponja nunca com esponja de aço, para não estragar a camada preta de proteção da panela.
Se o recipiente for de cerâmica: utilize água morna para retirar a sujeira e, logo em seguida, passe o lado amarelo da esponja com detergente neutro concentrado.
10. Truques para ajudar na limpeza:
Comece pelo menos sujo.
Deixe os mais engordurados na pia e vá lavando os sem gordura primeiro porque a água que vai saindo já vai amolecendo tudo o que está em baixo.
Se preferir ou for alérgico a detergente, use luvas de borracha (luvas de médicos são mais finas) para lavar a louça, pois evita que a louça escorregue, protege as mãos contra o ressecamento do detergente e as unhas esmaltadas.
Luvas Limpano escrito Velouté "lavar coisas delicadas".




Para economizar água e a tornar o processo mais rápido:
Primeiro esfregue o detergente em tudo e depois enxague.
Separe um pote e coloque (UM POUCO, até 30%) de água morna e detergente, para molhar a esponja quando necessário, ajuda a limpar mais fácil e economiza água. Use um detergente consistente, de boa qualidade e que faça bastante espuma, pois fazem com que você não perca tanto tempo esfregando várias vezes. Bastante espuma ajuda a tirar gordura.

Lembre-se de acrescentar vinagre na louça ou na esponja se for remover cheiro.
Separe uma escova de dentes para retirar as sujeiras que acumulam no entorno das louças.
Mau Cheiro em Garrafa Térmica Ponha dentro dela água bem quente e sal e deixe descansar por dez minutos.
Para remover manchas na parte exterior da panela ou da forma: ferva água com algumas rodelas de limão. Depois, despeje um pouco desta solução para iniciar a remoção da mancha.
Se você quiser dar um brilho nas panelas de alumínio, aposte em pasta de brilho. O produto disponível em supermercados. Utilize-o com a esponja de aço e faça movimento de trás para frente – e não circulares!

Confira as instruções detalhadas neste blog.
Colheres de Prata - para limpá-las - Esfregar sal umedecido. Esperar alguns minutos e depois esfregar outra vez, e lavá-las com água morna e sabão;
Dando brilho em aço inox Para dar brilho a um objeto inox, seja ele um objeto grande ou um lavabo, por exemplo, esfregue-o com um pedaço de algodão embebido em óleo de máquina de costura.
Retire o cheiro de cigarros dos cinzeiros Lave os cinzeiros com água e vinagre.
Para esterilizar seus vidros
Esterilize seus vidros com água fervente sem que quebrem, coloque uma colher dentro do vidro na hora da fervura.
Faca enferrujada: Se a lâmina da faca estiver com ferrugem, corte uma cebola em duas e encha-a de açúcar. Depois, esfregue com ela energicamente a lâmina da faca.
Neste blog você confere as instruções em detalhes.
No dia que não estiver afim de lavar a louça deixe tudo de molho, pois fica mais fácil para o dia seguinte. Evita que fique a sujeira fique grudada, mas não é bom deixar louças mesmo que de molho para o dia seguinte. Porque na hora de fazer o café da manhã a pia está toda suja.
Há quem prefira ir lavando conforme vai usando, sem deixar acumular.
Dica de arquiteta: coloque uma cuba de embutir, aquelas que são colocadas na pedra por debaixo dela e não por cima, porque quando você passar o rodinho para jogar a água fora, ele não vai espirrar em você!
https://www.facebook.com/renataveroh
11. Organização no escorredor
Na parte dos prato, coloque do maior para o menor, primeiro os pratos fundos e depois os rasos. Se tiver um escorredor de talheres com divisória, guarde em cada divisória um tipo ( separe em grupinhos cada talher na hora em que estiver passando detergente, para agilizar o processo). Isso ajuda na hora de guardá-los quando estiverem secos. Cubra a louça lavada com um pano de pratos e evite insetos passeando sobre a louça limpa
12. Terminada a louça.
Quando a louça estiver seca não deixe de guardar em seus devidos lugares.
A pia deve ficar limpa para o próximo uso:
Lave a parte de dentro da pia, se tiver água quente despeje em toda a superfície e no ralo, pois ajuda a desentupir. Se, mesmo eliminando restos de comida, alguns pedacinhos entupiram o ralo, despeje ½ copo de bicarbonato de sódio no local e, em seguida, dois copos de água fervente. Se não funcionar, despeje ½ copo de bicarbonato de sódio, ( na falta do bicarbonato use o fermento em pó ) seguido de ½ copo de vinagre, cubra e deixe agir. Em seguida, despeje um litro de água fervente. Lave toda a superfície e remova o excesso de água com o rodinho. Se desejar pode secar com pano.
Se fizer uma mistura de álcool com um pouco de água e cravo da índia, para borrifar na pia após limpar tudo. Ajuda a espantar formigas e moscas.
Mantenha limpo o rodinho, o pano de limpeza da pia e a lixeira. Limpe com um pouco de água morna, detergente e bicarbonato.
Dica: Deixe que ela esfrie gradualmente para aquecer um pouco a cozinha, o que previne o acionamento da caldeira ou fornalha. Já no verão é preferível escorrer a água quente o mais rápido possível para evitar adicionar mais calor à carga do ar condicionado.
Retire o lixo da pia.



Limpando os Cromados: Passe um pano com querosene
Fazer pia com 2 cubas. Para economizar água: ensaboa em uma e enxágua na outra.
Deixe suas pias bem branquinhas. Limpe pias com borra de café.
Higiene das esponjas
A bucha deve ser lavada com água quente, enxague com água fria (para não se queimar), esprema bem e deixe num lugar onde poça ficar sequinha.
Não use a mesma esponja para lavar toda a louça. Tenha uma para o copo e outra para os pratos e uma terceira para as panelas. Porque copos ficam bem menos engordurados, e usar a mesma esponja dos pratos pode fazer com que seja mais difícil lavá-los.
Para diferenciá-las: corte uma ao meio e você terá duas esponjas, compre de cores diferentes ou faça um corte na lateral. Ou até mesmo use a nova para os copos e quando ficar velha pegue outra nova para os copos e passe a anterior para os pratos e panelas.


Máquina de lavar louça automática: as máquinas mais novas no mercado são mais eficientes no uso da energia do que os modelos anteriores e usam menos água para cada lavada.
Truques para diminuir o consumo de água e energia.
As lavadoras modernas são equipadas com sensores que determina o quanto deve durar o ciclo de lavagem para que a louça fique limpa. Estes sensores detectam partículas de comida na água. A lavagem prosseguirá enquanto os sensores puderem "ver" essas partículas. Tendência é tentar enxaguar cada prato até ficar quase limpo antes de colocá-lo na máquina. Péssima ideia.
Desperdiçará a água que você pagou para aquecer. A máquina terá que usar água para o ciclo de lavagem de qualquer maneira, então é melhor deixá-la trabalhar conforme foi projetada, ou então o consumo será dobrado. Além disso, este processo engana os sensores internos para que pensem que o ciclo está quase completo, antes que tivessem tempo de operar. Com poucas partículas para detectar, o ciclo passa quase imediatamente para o enxágue. O resultado é que você pode encontrar louça suja quando abrir a porta da máquina.
Máquinas de lavar moderna oferecem a opção de usar calor e um ventilador para secar os pratos. O calor é fornecido por uma resistência no fundo do aparelho, que requer eletricidade; caso não precise da secagem instantânea, desligue essa função e estará economizando energia elétrica.

Você pode lavar e higienizar na maquina de lavar louças coisas como brinquedos, bonés, galochas, joelheiras, batatas, teclado, etc. Mas também há coisas que você não pode colocar em lá, então leia este guia prático para saber mais.
Fica muito melhor lavar a louça com música no ambiente, conversando com alguém e se estiver sozinho é um bom momento para pensar na vida.

Jhone Remidf
Saiba que pequenas coisas como lavar a louça e arrumar a cama podem te ajudar a sentir um maior controle da sua vida.
São coisas simples, mas são realizações suas e que te ajudam a sentir a vida mais em ordem, mesmo quando parece que tudo sai do seu controle.
Lavar louças, dobrar roupas, varrer ou esfregar traz benefícios à saúde e prolonga a vida, segundo estudo da Universidade Estadual da Flórida.
De acordo com Andrea Z. LaCroix lavar pratos pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e impulsionar o sistema imunológico.
Fonte: Enterate de algo