segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Kefir ou cogumelo tibetano, planta de iogurte, cogumelo de iogurte, fungo do iogurte, etc.

Origem do Kefir.

É uma bebida cultivada originalmente na Rússia. Por milhares de décadas atrás, os cidadãos e pastores da montanha do Cáucaso acidentalmente descobriram o Kefir. Eles mantiveram o leite de cabra dentro de uma bolsa de couro, e acidentalmente produziu o Kefir, pelo ato da fermentação.


O que é Kefir?

Super iogurte 
Kefir (keif) uma palavra que é derivada do turco = sentir-se bem, vida saudável.

É um probiótico produzido pela fermentação do leite em grãos ricos em bactérias ácidos-lácticas, bactérias ácido-acéticas e leveduras. São micro-organismos que convivem sem simbiose envoltos por uma matriz de polissacarídeo cujo nome é Kefiran.
kefir é um complemento alimentar de alto valor terapêutico, e também um alimento probiótico, ou seja, rico em bactérias e micro-organismos que fazem bem à flora intestinal enquanto tratam doenças.

Composição do Kefir:

Em cada um de seus grãos encontraremos vários tipos de micro-organismos em simbiose.
Estudos revelam que estão presentes no kefir:

8 variedades de leveduras,
 2 tipos de bactérias acéticas, 
16 tipos de lactobacilos, 
Aproximadamente 9 streptococci/lactococci, 
Ácido pantotênico, Ácido fólico, 
Vitamina B, Riboflavina (vitamina B2), Vitamina B3, Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina D Vitamina K,
Carboidratos, Cálcio, Gorduras, Lactase, Fósforo, Magnésio, Potássio,
Proteínas, Aminoácidos, Triptofano.


Para o que serve o Kefir?

Kefir é um complemento alimentar de alto valor terapêutico e também é probiótico, rico em bactérias e micro-organismos, faz bem a flora intestinal enquanto trata doenças.


Os benefícios do consumo do kefir para o organismo são inúmeros:



Regula o intestino, é antibiótico e também combate a candidíase.
  • Sintetiza o ácido láctico, o que diminui a intolerância à lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca.
  • Sintetiza vitaminas do complexo B
  • Fortalece o sistema imunológico, aumenta a resistência a infecções, como: alergias, candidíase e outras doenças relacionadas ao sistema imunológico em desequilíbrio.
  • Melhora crises de asma, tuberculose e bronquite.
  • Fortalece o sistema imunológico (ajudar pessoas que sofrem de aids, câncer e herpes)
  • Acalma o sistema nervoso, pela presença do triptofano que estimula o cérebro na produção de endorfinas e serotonina, beneficia pessoas que sofrem com problemas emocionais de depressão, ansiedade, distúrbios do sono, entre outros.
  • Restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protetora
  • Regula a flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto em diarreia e inflamações; reduz a flatulência e melhora de forma geral todo o sistema digestivo. Suas leveduras, bactérias amigas e lactobacilos ajudam a enfrentar e suavizar as crises de colite em suas diversas formas, como também outras patologias relacionadas ao cólon, e ao ataque às bactérias nocivas presentes no intestino.
  • O efeito de “limpeza” que o kefir exerce em todo o corpo ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma ótima saúde e aumento da longevidade.
  • Ajuda a reduzir a acidez estomacal em excesso, sendo ótimo para pessoas com problemas de gastrite, úlcera, e refluxo, entre outros.
  • Estimula a circulação, favorecendo o bom funcionamento do coração, regulando a pressão arterial e ajudando no combate do colesterol ruim. 
  • É uma ótima fonte de nutrientes (proteína, cálcio, B12...)
  • Tem uma importante função referente ao controle de produção da bílis pelo fígado, também é indicado como coadjuvante nos casos de hepatite.
  • O cálcio do kefir ajuda no combate a osteoporose, osteopenia e reumatismo.
  • Ajuda a manter a pele, cabelo e unhas saudáveis.
  • Benefícios musculares, pois é rico em proteínas, que são agentes fundamentais na construção muscular, também ajuda a potencializar a absorção de glicose pelas células musculares, o que promove grande ajuda no rendimento físico.

  • Por conter aminoácidos, como o triptofano, é essencial para a saúde do cérebro. Ter uma fonte diária de triptofano, traz muitas vantagens, entre elas um sono saudável e ficar de bem com a vida. A substância age como um antidepressivo natural, pois é a matéria-prima da serotonina, o hormônio responsável pelo bom humor. Cientistas cada vez mais estudam a ligação entre nosso intestino e o cérebro, e distúrbios intestinais parecem ligados ao e a transtornos psiquiátricos , como ansiedade e depressão.Para saber mais, os cientistas experimentaram com ratos, alimentando-os com um liquido contendo lactobacilos, eles descobriram que os roedores exibiram significativamente menos comportamentos ligados ao estresse, ansiedade e depressão do que os ratos alimentados com liquido simples.



 Kefir Ajuda a emagrecer: 
  1. É um regenerador da flora bacteriana, portanto, ajuda na digestão, facilitando a metabolização das gorduras, como também, a eliminação de toxinas.
  2. É rico em proteínas, que favorecem a aceleração do metabolismo.
  3. Alimenta e tem baixo teor calórico.
  4. Aumenta os fluídos corporais, ajudando a depurar gorduras e toxinas.
 Veja mais detalhes do porque o  kefir emagrece aqui.



Dê o kefir como suplemento alimentar ou para aliviar as vias digestivas. Se perceber diarreia, suspenda.

Os benefícios do kefir estão relacionados ao seu consumo regular. Em muitos casos, inicialmente ele promoverá uma desintoxicação, para depois começar a agir de forma mais ampla e plena pelo organismo.



Os grãos de KEFIR DE LEITE


Calorias:

Em 100 gramas do kefir teremos 37 calorias. Após adicionado ao leite, terá outros valores calóricos, que vão variar entre os diferentes graus de gordura dos leites disponíveis. 

Também existe o kefir de água, cujos grãos são diferentes dos de leite.
kefir de leite tem como principal alimento a lactose,
kefir de água vai utilizar a sacarose do açúcar mascavo para realizar a fermentação.

Os grãos de KEFIR DE ÁGUA


Transparente da cor do açúcar mascavo, o tamanho pode variar desde meio grão de arroz até maiores que esses da foto.

Kefir de água ou tíbico


Os grãos se alimentam de uma solução de água c/ açúcar mascavo. Pós fermentação, você coa e ingere este líquido. Você notará a ausência das bactérias acéticas. No Kefir do leite você encontrará muito mais lactobacilos e micro-organismos. 
Calorias: 250 ml de água fermentada com kefir tem 1,4 kcal 

O kefir de água apresentará menor valor calórico, dependendo da quantidade de açúcar que for adicionada a ele.


Fonte: Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras

Ana Beatriz Vieira Pinheiro 4ª Edição Rio de Janeiro 1998







Como preparar o kefir  de leite de vaca:





1 a 2 colheres (sopa) de grãos do kefir, para cada meio litro de leite,
1 recipiente não metálico com a boca larga, de preferência vidro (fica mais fácil para higienizar), com capacidade para conter o leite e ainda sobrar espaço (cerca de 1/4) para armazenar o kefir,
1 peneira não metálica para coar o kefir após a fermentação,
1 vasilhame para colocar o kefir após coar,
Se for necessário mexer use colher de madeira ou de plástico e mexa levemente.


MODO DE PREPARO

Coloque os grãos de kefir e o leite no frasco de vidro ou de plástico, não use frasco metálico (certifique-se de não encher mais de 3/4 do vasilhame).
Tampe o frasco cubra com um pano respirável, tipo gaze ou fralda de algodão e prenda com elástico ou barbante, para manter insetos fora do frasco e deixe-o à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas.
 Coloque em um armário onde não bata luz solar direta.
Agite antes de coar. Despeje o conteúdo numa peneira não metálica e coe o kefir em um recipiente também não metálico.
O que você coou é kefir pronto para o consumo.
A bebida fermentada pode ser conservada na geladeira, mas os grãos não.
Lave o vasilhame onde os grãos estavam fermentando e repita o processo, adicionando mais leite fresco aos grãos (cuidado – se você utiliza água quente na lavagem do vasilhame, espere-o esfriar antes de depositar os grãos nele).
O kefir deve ser consumido de manhã e à noite diariamente.
Ele pode substituir uma refeição, pois é muito nutritivo.

Dica:

Mexa de vez em quando com colher plástica e deixe 12 horas fora e 12 horas dentro da geladeira. Isso tira a acidez.




Dicas:


O leite deverá estar fresco. Se usar leite quente pode matar o kefir, pois a alta temperatura da água ou do leite é prejudicial ao kefir. Você pode produzir kefir a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra, búfala ou ovelha, soja, coco ou arroz). Integral, desnatado, fresco, semidesnatado, homogeneizado. Tipo A, B o C ou sem tipo algum.
Tanto faz ferver ou não ferver, (se ferver, espere resfriar até a temperatura ambiente), retire a nata pois kefir não consome gordura.
Não armazene os grãos sem o leite para que não morram.
Caso os grãos tenham permanecido fora do leite por mais de 48 horas, deverão ser descartados.
Quanto mais tempo fermentando, menos lactose, portanto, o ponto ideal para os intolerantes à lactose.
Não utilize nenhum utensílio metálico. Prefira coador, vasilhas e talheres de plástico ou outro material.
Não lave o seu kefir. Você sabia que a "babinha" que se forma nos grãos é sinal que seu kefir de leite está saudável e super protegido. 
Mesmo a água filtrada apresenta resíduos de cloro que matam os micro-organismos saudáveis do kefir e poderá comprometer a qualidade do produto.  O leite kefirado é feito a partir das bactérias produtoras de ácido lático que perdem a "força" de fermentação e coagulação após alguns banhos. Lavar enfraquecem e retira a proteção,  por causa da forma em que os micróbios se organizam sobre a superfície dos grãos, enxaguar com água remove muitos dos micróbios do bem, abaixando suas contagens, o que favorece o crescimento dos organismos nocivos devido a menos competição.
Aquela camada viscosa ao redor dos grãos é sinal de boa saúde dele. Num kefir de fermentação de 48 horas, essa camada chega a fazer fio quando manipulado.
Se lavar vai retirar essa camada, ele precisará todo dia repor, causando desgaste nos grãos e enfraquecimento, sem sua defesa tem por consequência a provável morte... Além de perder boa parte de suas propriedades.
Quando lavados os grão terão nova ação metabólica para produzir essa camada, que será resposta pelos grãos, atrasando a sua multiplicação.
A "baba" passa por um processo em alguns países e é encapsulada e vendida para tratamentos de doenças graves, como câncer.

O comum é consumir o líquido do Kefir, porém os grãos do kefir podem ser ingeridos se agradar ao paladar.

O que fazer com o soro do Kefir?



O soro é whey-protein puríssimo e de altíssima qualidade, pode e deve tomar à vontade.
O Whey – Soro do Leite é o líquido turvo e amarelado que é extraído na produção da coalhada de queijo ou do Iogurte Grego.



Benefícios do Soro do Leite – Whey

De acordo com a Dairy Council of California, ou DCC, a proteína do soro de leite pode ajudar a manter a massa muscular enquanto diminui a massa gorda. Proteína também ajuda a equilibrar o açúcar no sangue, que por sua vez ajuda as pessoas a resistir ao alimentos açucarados que fazem muito mal à saúde.




Se quiser congelar Kefir para doar é só peneirar e separar as porções em saquinhos

Como congelar e descongelar o Kefir

Congelando
Coe o iogurte e separe ao menos uma colher (sopa) de grãos. 
Jogue um pouco de leite para retirar o restante do iogurte e peneire. 
Coloque os grãos sem adição do leite em pacotinhos com data e deixe no congelador por 12 meses a 18 meses.

Descongelando
Retire os grãos congelados do pacotinho, 
coloque em um vidro, acrescente leite em temperatura ambiente até cobrir os grãos (ainda congelados).
Tampe com uma gaze / tecido / papel toalha.
Deixe em local tranquilo e seco de preferência dentro do armário.
Após 12 horas, coe os grãos e repita o processo por mais duas vezes (a cada 12 horas).
Feito isso, inicie normalmente a fermentação.



Como conseguir o seu kefir?

Essas sementes normalmente são doadas.
Pesquise no Google e você encontrará pessoas que doam.

No Facebook, há uma fan page em que as pessoas trocam informações sobre doações de sementes de kefir.

Doadores:
Distribuidores de Kefir on-line autênticos, fazem negócios nos grupos de kefir. Alguns compartilham os grãos gratuitamente, outros pedem em troca: 1 kg de açúcar mascavo ou 1 Litro de leite ou podem pedir que você pague pelo transporte via correio. 


Como doar pelo correio




O Kefir para ser entregue à distância deve ser desidratado e depois fatiado nas menores porções possíveis imagináveis. Ao ser reidratado ele será reconstituído e em poucos dias estará pronto novamente.

“Como embalar o kefir e enviar pelos Correios”


Veja o link: 

Lave bem a embalagem longa vida e seque.
Faça dele um envelope super reforçado cortando a embalagem de leite longa vida, 12 cm da parte inferior e coloque nele a sua doação, não misture os secos com os molhados, o kombuchá é doado fresco, portanto deverá embalado sozinho.


Lacre esse envelope com fita adesiva larga.
Ele ficará durinho semelhante a um CD embalado (é permitido remeter CD) e sua doação ficará bem protegida.
Se desejar, imprima esse manualzinho abaixo e cole no envelope que acabou de montar.

*Clique na imagem e baixe o arquivo em pdf:

Duração do kefir ( de leite) e seus derivados

 

Iogurte de kefir ou Cream cheese sem temperar na geladeira = 3 dias

Queijos e outros temperados, principalmente com sal = 10 dias

Pratos cozidos ou quentes = 5 dias em média

Iogurte com frutas = até 3 dias, mas altera cor e sabor

Kefirade ou soro = 6 meses se estiver na geladeira em garrafa tampada,de preferência garrafa de vidro

Colônia fermentado fora da geladeira = até 3 dias, mas quanto mais tempo maior a acidez.

Colônia fermentado na geladeira = até 10 dias, mas a partir do 3° dia descarte o leite

Grãos congelados = até 2 anos com segurança.



  O kefir morreu?

Kefir morto tem cheiro de podre tipo "carniça".
Se estiver com cheiro de azedo, não precisa se preocupar, é normal, faz parte do processo de fermentação. 



Raquel Ferreira


Tem muiiitas receitas com kefir no link:
https://www.facebook.com/groups/239674679802745/




Queijo polenguinho

1 litro de leite fervente
250 ml de iogurte
1 colher de manteiga
Sal 
Dessorado por 6 horas
  

Bolinhas de queijo de kefir com azeite e tempero


Carla Lacir

 











Tudo a base dos nossos Kefilhos 😍😎

🤗

🤗🤗🤗
RECEITAS:

QUEIJO de Kefir

1 Litro de leite
400 ml de iogurte de kefir
Sal e temperos á gosto.

PREPARO:

Colocar o leite em uma panela para ferver, quando levantar fervura, adicione o iogurte de kefir, mexa com o fogo ligado por uns 2 minutos. Desligue e acrescente o sal e temperos (á gosto), mexa mais uns dois minutos, e deixe descansar por 5 minutos. Após, escorrer o soro, e ja colocar na queijeira, ou peneira com uma fraldinha por baixo. Espera esfriar e colocar na geladeira por 12 horas. Prontinho, só desenformar.




Danyelli Zilli

Cheese Cake


Massa:
1 e 1/2 pacote de bolacha de maisena
100 gramas de margarina sem sal (derretida)

Creme:
500 gramas de cream cheese de kefir
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro

Geléia
2 caixas de morango
Suco de 1 limão taiti
1 xícara de açúcar
1 gelatina de morango

PREPARO:

Massa:
Triturar as bolachas, acrescentar a margarina derretida, misturar bem. Forrar o fundo da forma, e colocar para assar em fogo médio por 15 min. Após reservar.

Creme:
Bata o cream cheese com o leite condensado por 10 minutos, após, acrescente o creme de leite sem soro e bata por mais uns 5 min (todos os ingredientes gelados), despeje sobre a massa assada.

Geleia:
Coloque todos os ingredientes na panela, em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos, ou até atingir a consistência desejada. Espere esfriar e coloque sobre o creme.

Sobre a geleia é opcional pôr os morangos cortados ao meio, e a gelatina preparei somente com 250 ml esperei esfriar e joguei por cima da geleia com morangos.
Prontinho só pôr na geladeira por pelo menos 6 horas.
O creme desta receita rende super bem, minha forma é removível de 30 cm (confirmo a noite) então podem usar formas maiores, porque não pude despejar toda gelatina em cima se não ia vazar.







Hidratação dos cabelos com Kefir:




Contraindicações

Não há relatos que contraindiquem o consumo de kefir, a não ser em casos de alergia, intolerância severa à lactose ou algum outro desconforto após a ingestão do produto.

Efeitos colaterais


Em alguns casos, a ingestão excessiva de kefir poderá provocar dores estomacais, abdominais e diarreia.


Um comentário:

  1. Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

    Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

    o site é esse se interessar para alguém:

    kefirdeleite.com

    Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

    kefirdeagua.com.br

    ResponderExcluir