sábado, 4 de março de 2017

Dicas para evitar a irritação nos olhos na hora de descascar cebolas



Cebola: rica em vitamina C e vitaminas do complexo B, protegem o organismo de doenças. Além disso, possui propriedade anti-inflamatória que combate infecções e ajuda a desobstruir as vias áreas congestionadas.
Por que choramos ao descascar e fatiar cebolas?
Choramos por conta do gás que elas liberam, formado principalmente por enxofre; que acaba irritando bastante nossos olhos.
O globo ocular arde e passa por outros transtornos, nosso organismo tenta contra-atacar e aliviar a sensação de irritação, começando assim as lágrimas. Que tem a função de livrar os olhos do ácido formado pelos compostos da cebola.

Veja algumas dicas para ajudar a aliviar na hora de manusear as cebolas

Use uma faca bem afiada para cortar a cebola, que minimiza a liberação de enzimas que irritam os olhos.

Dica do Chef  de cozinha Claude Troisgros
Coloque uma leiteira ou panela com água fervendo ao lado da tábua de corte. O vapor empurra a umidade que a cebola solta e irrita os olhos.
Além disso, manter a tábua de corte ao lado da chama do fogão ligado faz com que o fogo consuma parte dos gases irritantes aos olhos que a cebola solta, evitando as lágrimas na hora de preparar suas receitas.

Coloque a cebola no congelador 30 minutos antes de cortá-las.
Lembre-se de que só vale a pena fazer isso se você vai cozinhar a cebola, não faça isso com a cebola se for fazer uma salada, pois ela perderá a sua crocância. 



Basta mascar chicletes enquanto cortar as cebolas



Tente cortar cebolas na frente de um ventilador ou molhar o vegetal antes de cortá-lo. Essas técnicas funcionam, inclusive, porque evitam o contato do gás liberado com os olhos: no primeiro caso, espalhando o ácido; e, no segundo, fazendo com que o gás se forme antes de chegar até o globo ocular.

Para retirar o cheiro de cebola ou alho das mãos use sal ou limão apenas esfregue nas mãos e enxague. 

Atenção

Nunca guarde cebolas cortadas para serem usadas no dia seguinte, mesmo que colocadas em sacos fechados, herméticos ou na geladeira. O seu consumo deve ser imediato. Cebolas são um ímã para as bactérias tóxicas, especialmente as cebolas cruas. Estas bactérias podem causar infecções do estômago adversos por causa de secreções biliares em excesso e intoxicação alimentar.


A baixa temperatura reduz o tempo de validade. Quando armazenada corretamente, pode durar até seis meses. Quando a cebola é submetida a baixa temperatura o amido é transformado em açúcar e ela murcha e apodrece mais rápido, o que facilita o aumento de fungos.

Dica para armazenar a cebola 

Deixe a cebola na casca;

Coloque dentro de uma meia calça fina ou meia arrastão;

Pendure em um local arejado e fresco;

Use uma cebola por vez.

A cebola deve permanecer em temperaturas que variam de 10º C a 25ºC.