quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Presépios de Natal - Comemore o nascimento do menino Deus

Link
Caixas de madeira posicionadas em formato de árvore de Natal, imagens com luzinhas.
Reprodução / Pinterest

Quando podemos montar o presépio e quando desmontá-lo?

O presépio deve ser montado quando começar o tempo do advento na Igreja e desmontado depois da festa de reis no dia 6 de Janeiro. Não se esqueça: Ao montar o presépio deixe para colocar a imagem do menino Jesus apenas no dia 25 de Dezembro, no Natal. Lembre-se que estamos comemorando o nascimento do menino Deus! Jesus ainda não nasceu. O tempo do advento é o ultimo mês de gravidez de Maria.


Momento de reflexão
O Natal é uma das festas religiosas mais importantes do ano para o cristianismo e o presépio representa a noite em que o menino Jesus veio ao mundo. 
A expectativa para o nascimento de Cristo deve ser vivenciada por todos os cristãos. Natal sem Missa e oração é um Natal sem sentido. Alegremo-nos, pois Cristo deseja nascer em nosso coração.

No tempo do Advento, somos convidados a fazer uma “faxina geral” em nosso interior para receber o Menino que vai chegar. Corremos o risco de deixar que o Advento seja apenas um tempo litúrgico que passará e não mudará em nada nossa vida. Preparemos o coração para receber Jesus!


Natal é um momento de dizer que amamos com gestos simples, mas concretos, é tempo de vivermos o real sentido de deixar Cristo nascer em nosso coração. É no coração de criança [um coração puro] que Jesus deseja nascer, por isso busquemos a reconciliação com Ele.
Se Cristo nascesse num palácio, possivelmente os pobres não O visitariam, por isso nasceu numa gruta, para que entendamos que Ele é para todos, sem distinção de cor, raça ou classe social.
Deixar Jesus nascer em nosso coração é trazer para nós as atitudes de Cristo. Que o Senhor nasça em nós e desperte Seus sentimentos de amor e paz em nosso coração. Vivamos um Natal em Cristo, vivamos um Natal em família.
Padre Arlon Cristian
Não deixe de ver o vídeo




O presépio tradicional Tem um anjinho que fica pendurado.

Presépio calendário



Presépio de vela


Reprodução / Pinteres
Em uma estrutura que se assemelha a uma Bíblia, este presépio tem estilo mais tradicional e artesanal.
 São Lucas 2,1-14:
“Naqueles dias, saiu um decreto do imperador Augusto mandando fazer o recenseamento de toda a terra – o primeiro recenseamento, feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade. Também José, que era da família e da descendência de Davi, subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, à cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Quando estavam ali, chegou o tempo do parto. Ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia naquela região pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho. Um anjo do Senhor lhes apareceu, e a glória do Senhor os envolveu de luz. Os pastores ficaram com muito medo. O anjo então lhes disse: ‘Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor! E isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido, envolto em faixas e deitado numa manjedoura’. De repente, juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste cantando a Deus: ‘Glória a Deus no mais alto dos céus, e na terra, paz aos que são do seu agrado!’”

Reprodução / Pinterest
Uma forma de vidro abriga o presépio, combinado com ramos verdes e uma pequena árvore de Natal.


Presépio de vitral

Presépio de crochê

Link

Figurinhas em feltro do presépio

Figurinhas de presépio em feltro

Em tempos de espaços pequenos a sugestão é perfeita: um mini presépio feito em feltro.



O presépio e guirlanda em uma só peça.


Reprodução / Pinteres
Presépio com muitos personagens

Um presépio com muitas figuras e a representação das pedras feita com papel. Me lembra a infância.
Reprodução / Pinterest

Presépio em caixa de papelão

O presépio foi montado dentro de uma caixa de papelão com piscas.

Caixa de ovos

Presépio de rolinhos de papelão


Presépio de palitos



Presépio de prendedores


Presépio de ornamentos






grandparentsplus

catholicsanonymous


Presépio de papel 




Presépio de argila

Link

Presépio bordado



O presépio no baú significa que Jesus é seu maior tesouro. 


Presépio dentro de um baú
Reprodução / Pinterest

E no dia de Natal, que tal um bolo para o aniversariante?

Presépio de bolo