terça-feira, 27 de outubro de 2015

RECEITA PARA DORMIR BEM


O uso de celular ou computador antes de dormir pode estar destruindo a sua saúde. Quando não havia eletricidade, as pessoas dependiam das velas e sem entretenimento, dormia logo depois de o sol se pôr. Reflita como tudo funcionava antes do celular, computador e outras tecnologias.

Quer ter qualidade de vida? Desde 1970 triplicou a quantidade de luz artificial no mundo e as consequências foram mais depressão, mais estresse e muito mais insônia.

O uso constante de aparelhos eletrônicos causa perturbações e problemas de saúde. Entenda: pesquisas comprovaram que a exposição de luz artificial a noite impede a produção de melatonina, o principal hormônio que controla o ciclo de sono e vigília.A escuridão natural estimula esse hormônio, além de proteger as células de alguns danos.Ou seja, nosso corpo à noite precisa de escuridão para produzir melatonina.Sem ela, estamos mais propensos ao câncer, diabetes tipo 2, obesidade, doenças cardíacas, síndrome metabólica e imunidade frágil. Então tenha certeza de que está produzindo a quantidade certa de melatonina, pois ela fortalece o sistema imunitário. Além de ser um poderoso antioxidante, que atrasa a chegada do envelhecimento.

Quanto mais horas de sono na escuridão natural (ou seja, a da noite), maior será a produção de melatonina.E esse hormônio é um poderoso antioxidante que tem fortes efeitos sobre o sistema imunitário.É por isso que é péssimo para a saúde dormir tarde da noite e adentrar a madrugada usando computador, tablet, smartphone, celular e televisão.


Dica: Vá dormir mais cedo e tome chá para relaxar

Créditos:http://www.curapelanatureza.com.br/2015/09/o-uso-de-celular-ou-computador-antes-de.html


Alimentos que ajudam você a dormir melhor

Cereja
A saborosa frutinha é outra fonte de melatonina. Pode ser consumida fresca como sobremesa ou em forma de suco junto com o jantar.

Couve
Composta por magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo a deixar de lado as tensões do dia para descansar.

Alface
Também constituída de triptofano, a verdura pode ser consumida na última refeição do dia em saladas, na forma de chá ou até suco.

Chocolate amargo
Além de delicioso, o doce contém serotonina, que relaxa a mente e o corpo. Mas apenas sua versão amarga tem esse efeito.


Aveia
É um dos poucos cereais com melatonina. “Para potencializar seu efeito, é importante escurecer o quarto, uma vez que os níveis desse hormônio do corpo aumentam na ausência de luz, causando sono”.

Leite
Um copo de leite quente, servido antes de dormir, ajuda a ter uma noite tranquila. Esse recurso usado por mães e avós é comprovado cientificamente: a bebida é rica em triptofano, e por isso ajuda a relaxar e ter uma noite mais tranquila. O ideal é um copo 30 minutos antes de deitar.

Mel
Aumentar o açúcar no sangue pode reduzir a produção de orexina no cérebro. Orexina é um neurotransmissor que recentemente tem sido ligado à insônia. "Para potencializar o efeito do leite morno basta acrescentar uma colher de mel", explica Dr. Gláucia Berreta Ruggeri, médica do Centro de Saúde Ocupacional do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. De acordo com a especialista, o mel é um carboidrato simples e, por isso, facilita também a absorção do triptofano.

Chá de camomila
A bebida não contém a cafeína encontrada nos chás tradicionais e tem um efeito calmante sobre o corpo. Além disso, um líquido quente antes de dormir pode aumentar o calor do corpo e deixá-lo sonolento.

Receita de nutricionista para ter um sono mais tranquilo

Você precisa comprar: camomila, melissa, passiflora (folha de maracujá) e mulungu. Compre 100 g de cada erva e a metade de cada saquinho coloque em uma Tupperware com tampa de bico, para facilitar o preparo.

Todas as noites, antes de dormir, pegue uma xícara com água quente, coloque um pouquinho das ervas e deixe em infusão por 10 minutos. Não precisa adoçar, ele já é meio adocicado naturalmente.

O cheiro da camomila junto com as outras ervas, se espalha na casa inteira!


Chás que ajudam a combater a insônia e dormir melhor
Valeriana, camomila e erva-cidreira, possuem propriedades calmantes que ajudam a relaxar os músculos e a mente. Use diariamente e de preferência 1 hora antes de deitar.

Chá de camomila e tília
Acalma e trata a ansiedade

Ingredientes

1 colher de camomila
1 colher de tília
1 colher de cravo-da-índia
1 litro de água
Preparo
Coloque todos os ingredientes numa panela e ferver por aproximadamente 15 minutos, esperar que esfrie, coar e beber 1 xícara à noite, antes de dormir.


Chá de valeriana
Ajuda a combater estresse e ansiedade

Preparo
Ferva 1 litro de água e acrescente 1 colher de sopa de valeriana, deixe repousar por 5 minutos, coe e tome em seguida.

Chá de erva-cidreira
Calmante

Preparo
Ferva 1 litro de água e acrescente 1 colher de sopa de erva-cidreira, deixe repousar por 5 minutos, coe e tome a seguir.

Falta ou excesso de sono.

A falta de sono diminui a atividade cerebral. Ter menos do que 7, ou até do que 9 horas de sono, pode fazer uma pessoa adulta sofrer de problemas de memória, falta de criatividade, labilidade emocional e imunidade fraca. Lembre-se que você não pode recuperar o sono perdido. Cuide de seu descanso agora. Surpreendentemente, o excesso de sono é prejudicial também.



O que causa a insônia?

A necessidade de sono é essencial para os seres humanos. Um estudo realizado pelo professor Jim Horne diz que a falta de sono causada em mulheres está relacionada ao estresse psicológico, insegurança, depressão e raiva, ao contrário dos homens.

Quanto mais atividades você executa durante o dia, mais descanso é necessário. 

Lembre-se que você sempre precisa descansar, por isso, tire algum tempo para relaxar a durma bem.


Fontes: