terça-feira, 8 de setembro de 2015

Novo uso - Contêineres que não estão mais sendo usados



A necessidade de dar um novo fim para contêineres que não estão mais sendo usados para sua função inicial, tem gerado criações interessantes e inteligentes e essa é mais uma delas. Criada pelo pessoal do Poteet Architects, esse contêiner se transformou em uma estilosa casa ecológica com piso de bambu e telhado verde.


10 Casas Contêiner com até 30 m²

Pequena, prática e confortável na Cidade, Praia ou Campo, também pode ser uma casa de hóspedes no quintal, sem precisar investir muito.
Conheça excelentes alternativas utilizando contêiner marítimo


Studio 320 (+ imagens abaixo)
Se deseja construir uma casinha no campo, no terreno da praia, no entanto, não tem todo aquele recurso para fazer a "casa dos sonhos"?  A casa container de pequeno porte é excelente para este tipo de situação. Ela pode se tornar aconchegante, luxuosa e até high-tech se desejar. Pode ter um estilo minimalista, hippie ou quem sabe indie. Além do mais, este tipo de casa é muito fácil de transportar e de revender, pois se transforma em qualquer outra aplicação! 

Ideal como casa de hóspedes ou para deixar o vovô e/ ou a vovó mais pertinho sem que eles deixem de ter sua privacidade. Os filhos solteiros que ainda não decidiram um "rumo" na vida, podem optar por sua casa-quarto anexa a casa principal. Pode curtir com os amigos e tocar aquela "batera" sem stress (basta isolar acusticamente). 

As aplicações são inúmeras e atendem "n" necessidades. Serve até para quebrar o galho (temporariamente) do genro até sair a liberação do financiamento do terreno... daí é só transferir a casa container e se mudar para alívio do sogro, sem stress, sem construção... basta "plugar". Este tipo de construção é muito viável pela sua conveniência e custo x benefício. Comprar uma casa destas não é despesa, é um ótimo investimento! Imagina poder curtir, curtir, curtir e depois... poder revendê-la?!

1) STUDIO 320, Estados Unidos 
Esta alternativa utiliza um container de 20 pés, uma mistura de simplicidade e luxo. Externamente o humilde design "reciclado" e internamente a sofisticação para gerar conforto através da madeira compensada tratada e detalhes em aço inoxidável. As laterais do container foram aproveitadas como uma grande porta de correr que é projetada para fora, revelando o interior da casa.


Guest House (+ imagens abaixo)
2) GUEST HOUSE, Estados Unidos 
Para quem tem o costume de receber hóspedes, esta é uma ótima vantagem, pois mantém a privacidade, tanto das visitas, quanto do anfitrião. No entanto, esta casinha equipada com uma cama queen-size, uma cama de solteiro suspensa, cozinha completa, banheiro, TV, acesso a internet e um espaço interno e externo confortável é alugada por seus proprietários como pousada por US$ 100 a diária e no quintal de casa! Se a moda pega, é uma excelente alternativa para cidades turísticas... além de evitar parentes "malas"... 



Port-A-Bach (+ imagens abaixo)
3) PORT-A-BACH, Nova Zelândia 
Bach é uma palavra kiwi que significa "pequena casa de férias" e este case de casa container pequena é um dos primeiros que apareceram na web. A casinha serve para um casal e dois filhos, através de uma divisória de tela de tecido são "criados" os quartos que possuem uma cama de casal e um beliche. Os móveis são sob-medida (embutidos), cozinha de inox e o banheiro é compostável. Uma das paredes laterais se transforma em um deck e com uma estrutura metálica e lona, se transforma em uma varanda, ampliando o ambiente. 


Texas Playhouse (+ imagens abaixo)
4) TEXAS PLAYHOUSE, Estados Unidos 
O arquiteto Jim Poteet também resolveu utilizar o espaço em seu jardim para hospedar visitantes e ganhar com isto, já que sua comunidade possui muitos eventos artísticos. A pequena casa container de 40 pés tem grandes portas de correr de vidro para iluminar e dar uma sensação maior de espaço, telhado verde em "L", um pequeno deck e um belo jardim em seu contorno. Externamente o designer manteve a cor azul original. O toldo de policarbonato e as luminárias ficaram muito bacana. O piso é de bambu, já o banheiro possui chapas metálicas vermelhas nas paredes, piso de epoxi antiderrapante e vaso com composteira elétrica. Detalhe: o alicerce da casa são postes de eletricidade reciclados!!


QI Haus (+ imagens abaixo)
5) QI HAUS, Estados Unidos 
Lançada em uma conferência como um conceito de habitação high-end, utilizando tecnologia de ponta, forte, luxuosa, verde e acessível. Uma casa multi-funcional que serve como casa, escritório, retiro de férias, estúdio ou qualquer outra aplicação criativa. Gosto muito do design com madeira ripada como acabamento externo. A casa utiliza vidros low-e que permite a passagem de luminosidade mas não de calor, pintura cerâmica, chuveiro que aproveita a água da chuva, aquecimento e ar-condicionado.



Surf Shack (+ imagens abaixo e vídeo em inglês)
6) SURF SHACK, Estados Unidos 
Casinha com container de 20 pés, criado por Hartman Kable, para surfar nos finais de semana. Ele manteve a parte externa intacta e internamente desenvolveu diversos móveis embutidos e com sistemas de "click" visando a otimização do espaço, além do estilo sci-fi. O deck ele fez com madeira encontrada no lixo. Uma parte bacana foi a questão do uso do espaço embaixo do container, na qual foi aproveitado como uma espécie de depósito das quinquilharias.


Ranchel Container (+ imagens abaixo)
7) RANCHEL CONTAINER, Estados Unidos
Este container de 20 pés, com sua pequena varanda, é uma espécie de "bangalô". Com portas duplas de correr, uma de vidro e outra de tela com pequenas perfurações. Ideia excelente para controlar a quantidade de iluminação, do ar e da privacidade. Também ficou criativo a parede-porta giratória do banheiro. 

Mesh (+ imagens abaixo)
8) MESH, Estados Unidos 
Apesar que o espaço total chegar a quase 50 m² em função do telhado (cobertura), este projeto utiliza um container de 20 pés, que tem cerca de 15 m², sendo assim, vou considerá-lo como um projeto alternativo, pois boa parte da cobertura está sendo utilizada como varanda. Construída sobre uma plataforma, esta pequena e confortável casa, possui revestimento interno de OSB original e pintado, quatro painéis solares, pisos de: cortíça, cimento queimado, casca de arroz e de plástico no deck. A estrutura é de alumínio e inox e as portas de correr de alumínio.


Ecopod (+ imagens abaixo)
9) ECOPOD, Canada 
O Ecopod é uma solução de moradia compacta que utiliza energia solar, são robustos, tanto por questões de vândalos quanto para condições meteorológicas extremas. O foco desta unidade é a rápida configuração (customização) e a fácil mobilidade. O container marítimo de 20 pés tem piso de pneus reciclados, revestimento de paredes similar à placa cimentícia e o conforto termo-acústico é obtido pela espuma à base de soja. Os vidros são duplos e térmicos. 


Uber 360 (+ imagens abaixo)
10) UBER 360, Estados Unidos
O "360" refere-se aos pés quadrados, ou seja, o projeto utiliza um container (não muito comum) de 45 pés que em metros quadrados equivale a 33 m². Acho bacana neste projeto é que algumas paredes metálicas do container ficam expostas, não apenas pela estética moderna e industrial, mas por possibilitar pendurar obras de arte com o uso de imãs. A casa é puro conforto, inclusive com direito à banheira de hidromassagem, cama queen size e uma enorme porta deslizante que leva ao deck que está sobre uma plataforma elevada aberta, que permite uma área de convívio e também estacionamento para o veículo.
Clique nas imagens abaixo para ampliar!
Se você gostou deste tipo de casa, quem sabe se interesse por:
Curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!



Studio 320


Studio 320

Guest House





Guest House


Guest House



Guest House

Guest House


Guest House


Guest House



Guest House

Port-A-Bach



Port-A-Bach


Port-A-Bach



Port-A-Bach


Port-A-Bach



Port-A-Bach



Port-A-Bach


Port-A-Bach



Port-A-Bach


Port-A-Bach



Port-A-Bach


Port-A-Bach



Port-A-Bach


Port-A-Bach

Texas Playhouse


Texas Playhouse



Texas Playhouse


Texas Playhouse



Texas Playhouse



Texas Playhouse


Texas Playhouse


Texas Playhouse



Texas Playhouse


Texas Playhouse

QI Haus

Surf Shack




Surf Shack



Surf Shack




Surf Shack

Ranchel Container



Ranchel Container



Ranchel Container



Mesh



Mesh



Mesh



Uber 360

Uber 360


Fontes: Architettura Ecosostenibile, HyBrid arc, VRBO, Spot Cool Stuff, iDesignArch, Paul McCredie, Design Boom, Green Diary, Dwell, Jetson Green, Design Org, Surf Shack Box, The Tiny Life, 1859 Oregon Magazine, Heather Hawksford (fotos de Ranchel container), Tiny House Talk, Ecopods, Natural Child World, Jill Hunter (fotos de Uber 360), Numen Development.

Mulher constrói a casa de seus sonhos com 4 contêineres velhos

 
 



Piscina feita com contêiner