domingo, 17 de maio de 2015

Dia Mundial dos Meios de Comunicação

Pássaros azuis falando o conceito de comunicação

Quem não se comunica, se estrumbica!

Você tem dificuldades para passar suas ideias a outras pessoas? 

Comunicação é uma das chaves mais importantes para qualquer tipo de conquista na vida. Seja para alcançar um objetivo pessoal ou profissional, saber como passar suas ideias a outras pessoas e como manter contato de maneira eficiente é essencial. 

Dicas para se comunicar de maneira eficiente:

1. Construa sua imagem
É preciso se preocupar com outros aspectos de sua imagem, além da aparência. A simpatia, atenção e a forma de se comunicar com as pessoas.
Conversar corretamente, mostrar empatia, bom humor.
2. Aprenda a escutar 
Não adianta se comunicar bem sem aprender a escutar o outro. A capacidade de ouvir o que as pessoas têm a dizer, demonstrar interesse e não apenas interrompê-la apenas falando o que se quer é algo que deve ser aprimorado a cada dia.
Pessoas que não costumam escutar tendem a despertar desinteresse e acabam sendo excluídas de conversas ou de reuniões.
Ao ouvir alguém falar, faça algumas perguntas a si mesmo, como “quem, quando, onde, como ou porque”, para poder discutir o argumento apresentado.
3. Aprenda a falar

Uma maneira eficaz de se comunicar bem é saber se expressar corretamente.
Dica infalível para aprender a argumentar e aumentar seu vocabulário é ler. E ler de tudo: desde bons livros até jornais, revistas ou bulas de remédio.
Treine as pronúncias de palavras e certifique-se de que seu interlocutor esteja compreendendo as palavras no contexto correto do que deseja argumentar, sem deixar espaço para que te interpretem da maneira errada.
4. Saiba conversar

Preocupe-se com a forma como irá transmitir uma mensagem durante as conversas.
Para isso, deixe de lado as gírias – a não ser aquelas já aceitas no ambiente – e reserve seu vocabulário técnico para quem possa entendê-lo.
Outra dica fundamental é prestar atenção em sua linguagem corporal. Num processo de comunicação 38% de uma mensagem é transmitida pela voz, enquanto 55% se dá pela linguagem corporal e apenas 7% é transmitida por meio de palavras.
Por isso, tenha postura, entonação e use gestos adequadamente enquanto fala.
5. Tenha opinião

Ao defender uma ideia, não se baseie apenas em “achismos”. Garanta que estará falando sobre o que você sabe ou já tem experiência.
Construa argumentos sólidos para transmitir confiança e segurança ao falar sobre determinados assuntos.
6. Pratique a inclusão

Envolva toda a sua equipe nas discussões e reuniões de projetos, estimule boas ideias e encoraje seus colegas a emitirem suas opiniões.
7. Escolha o momento certo

É importante nunca se esquecer de um dos lemas mais usados por líderes: elogie em público, critique em particular.
Procure o melhor momento para emitir um feedback, seja cauteloso, exemplifique seus argumentos com situações que realmente ocorreram, e não se esqueça também de reforçar os aspectos positivos da pessoa.
8. Foco nas reuniões

Ao falar em uma reunião, certifique-se de que este é o momento certo e o tema adequado para questionar sobre determinado assunto.
Em vez de interromper o grupo para dizer algo, peça uma nova reunião apenas sobre aquele assunto ou peça a palavra ao final da reunião.
Grande também alerta para os cuidados com a educação: não atropele a conversa interrompendo um colega, espere que ele termine sua linha de pensamento para, depois expressar sua opinião.

Fonte: http://exame.abril.com.br/


proveonline.com.br



E o melhor jeito de se comunicar mesmo, ainda é pessoalmente!

AMAMOS muito tudo isso! E VIVA a comunicação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário