terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Pomar Doméstico


Pegue um tubo de PVC e faça furos com uma serra copo, com a ajuda de um bastão fixe o tubo no solo. Encha o tubo de terra e plante as mudas nos furos.

Pêra Conference

Só precisam de sol, água, boa drenagem e uma quantidade considerável de adubo no Outono.

Maçã Royal Gala

Coloque um pau no caule para que o peso dos frutos não o parta.

Maçã Golden

Pêra-Abacate

Pêssegos

Cerejas vermelhas

A tangerina tem propriedades anti-inflamatórias, e fortalece o organismo e os pulmões.

Para plantar você vai precisar de:VasoPedrasAreiaMuda de tangerinaTerra: tente uma enriquecida com fertilizantes ricos em magnésio, zinco e ferroModo de plantar:Coloque no vaso primeiro as pedras;Depois alterne com areia e terra;Faça um buraco no meio e coloque a muda de tangerina;Deixe o vaso numa área abrangida pelo sol;Molhe regulamente;Aplique fertilizantes com regularidade;À medida em que a planta cresce, retire os galhos maiores;Faça a colheita dos frutos com cuidado.


Receita de bolo de tangerina:
Ingredientes:Tangerina: 1Ovos: 3Óleo: 1 xícaraFarinha de trigo: 3 xícarasAçúcar: 2 xícarasFermento em pó: 1 colher (sopa)Modo de preparar:Bata a tangerina, o óleo e os ovos na liquidificador, até formar uma mistura homogênea;Numa vasilha misture o creme e os demais ingredientes;Adicione o fermento por último;Asse em forno pré-aquecido em 180 º C por 30 minutos.Suco de tangerina:Tangerina: 2Água: 1/2 litroGelo: a gostoModo de preparar:Retire as sementes da tangerina;Bata com a água no liquidificador;Coe;Volte a mistura para o liquidificador e bata com o gelo
Cuidados especiais na adubação fazem toda a diferença. Os adubos com liberação lenta, ricos em fósforo, duram até três meses e são os mais indicados para as árvores frutíferas, e a inserção de terra vegetal e húmus de minhoca também auxilia. A rega é primordial e precisa ser realizada três vezes durante a semana em quantidade razoável, sem deixar a terra encharcada. As mudas precisam de iluminação solar, e o mínimo indicado é de quatro horas ao dia. As espécies preferidas para cultivo são: acerola, pitanga, romã, jabuticaba, pêssego, limão siciliano, mirtilo, amora e cajá-manga.

Passo a passo para o plantio de uma árvore frutífera em vaso. 
Material:Árvore frutífera– 1 muda de árvore frutífera (neste caso foi usada a Cerejeira do Rio Grande);
– Argila expandida;
– Terra vegetal;
– Cascalho pequeno;
– Vaso de terracota (seu tamanho deve ser proporcional ao tamanho da muda);
– Manta drenante;
– Pá.
Importante: a quantidade de terra, argila e cascalho vão depender do tamanho da muda e do vaso, mas a recomendação é comprar um saco de cada para futuras manutenções.

  • Coloque a manta drenante no fundo do vaso para a terra não escapar pelo dreno e também para permitir que a planta respire.
  • Cubra a manta drenante com a argila expandida. O recomendado é uma camada de cerca de cinco centímetros.
  • Sobre a argila expandida, coloque mais um pedaço da manta drenante.
  • Coloque uma camada de terra para que a raiz da muda fique na altura correta (o topo da muda, onde começa o caule, deve ficar a mais ou menos três centímetros da borda do vaso).
  • Remova cuidadosamente o plástico que envolve o torrão. Ele precisa ser mantido íntegro para que a raiz não seja prejudicada, o que pode atrapalhar o desenvolvimento da árvore.
  • Centralize a planta no vaso.
  • Complete os espaços com mais terra, mas não ultrapasse o colo do torrão, que é a região de transição entre o tronco e a raiz da planta.
  • Compacte a terra com as mãos até que a superfície fique uniforme.
  • Espalhe o cascalho ao redor da planta para fazer o acabamento.
  • Faça a primeira rega. Esta deve ser abundante para retirar as bolhas de ar e assentar o torrão.
Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/dicas/aprenda-cultivar-arvores-frutiferas-vasos/

http://www.artesanatototal.com/aprenda-que-voce-pode-cultivar-fruta-sem-ter-um-jardim/

Veja também

Faça você mesmo! ENXERTO!



Um guia rápido e prático para, que sabe criar plantas e frutas com características única ou salvar aquelas que estão morrendo!
Veja os diferentes tipos e mais recomendações sobre o processo no link: 
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/como-sao-feitos-enxertos-plantas-553225.shtml
POMAR DOMÉSTICO Orientações técnicas e recomendações gerais. Um guia completo.

Nada melhor que colher aquilo que você mesmo plantou e sabe como foi cultivado.

Manual desenvolvido pela EMATER-MG

http://www.emater.mg.gov.br/doc/intranet/upload/MATERIAL_TECNICO/pomar%20doméstico.pdf

Veja como comprar


JLecologico vem trazendo essa grande novidade para Campinas que é também realizar o sonho de várias pessoas que sonham em ter um frutífera em casa mais por falta de espaço ou um terreno para plantar
TRABALHAMOS COM VÁRIOS TIPOS DE FRUTÍFERAS PARA VASO COM ENTREGA IMEDIATA PARA CAMPINAS COM PAGAMENTO SOMENTE NO ATO DA ENTREGA! ENTRE JÁ EM CONTATO VIA INBOX, NOS COMENTÁRIOS OU whatsapp 032984120506ÓTIMA OPÇÃO PARA DAR DE PRESENTE PARA AQUELA PESSOA QUE DE UM CERTO MODO É ESPECIAL PARA VOCÊ.


Técnica de irrigação, por garrafa PET. 
Alcança as raízes mais profundas, com o mínimo de água.
A muda de tomate requer muita água para não morrer, principalmente na raiz, que precisa estar sempre úmida. Use uma garrafa pet com muitos furos junto da raiz , basta encher até o gargalo que a água passa pelos furos e mantém o solo úmido.
Uma garrafa com dezenas de furos acoplada na mangueira vira um bom irrigador para o jardim

Fontes:

http://muitobom.comhttps://www.facebook.com/jlecologico.magna?hc_ref=NEWSFEED&fref=nf&post_id=1083850428404210