quinta-feira, 16 de junho de 2016

Dê asas à sua imaginação, viaje, fotografe, curta a natureza e viva!


Viajar, ir ao cinema, caminhar pela praia, apreciar a natureza, encontrar borboletas próximas às ondas do mar e um maravilhoso castelo de areia feito por um ilustre desconhecido! Experimente novas emoções e fotografe tudo para poder rever quando desejar!

Aprecie obras de arte sem moderação!

São Vicente: Mirante Niemeyer proporciona uma das mais belas vistas da Baixada Santista


Ilha de Urubuqueçaba

Mesmo que a temperatura estiver baixa, não deixe de caminhar na praia e curtir a natureza


Mar, o espelho da natureza.




Quem quer colocar o pé na areia?

E sentir a água do mar!

AMO!!!


Sobe-e-desce

juicysantos


Túnel com telhado verde



Aqui nasceu a cidade de Santos: Outeiro de Santa Catarina.



@cervejasdosan 







No século XVI, Luiz de Góis e sua esposa Catarina de Aguillar construíram no morro a capela de Santa Catarina de Alexandria, a primeira de Santos.

Quando o inglês Thomas Cavendish saqueou a vila em 1591, a capela foi destruída e a imagem da Santa jogada no mar. A imagem foi resgatada por escravos no inicio do século XVII e em 1663 começou a reconstrução da capela no alto do Outeiro. Hoje abriga a sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos, responsável pelos arquivos públicos.

Sábado e Domingo. Das 9 horas às 13 horas.

Gratuito.

@olharurb


ECOTURISMO

foto divulgação

Cachoeira Cabuçu


Fazenda Cabuçu: Verde além dos jardins da praia
Situado na área continental de Santos, o local já abrigou uma fazenda com plantação de banana na planície costeira, cuja parte da produção era transportada por meio de barcos até o Mercado Municipal, no Centro da Cidade.Roteiro pela Fazenda Cabuçu começa com três quilômetros de trilha até a chegada à Cachoeira do Rio Cabuçu – ou do Escorrega (foto), uma queda de 10 metros de altura, em forma de tobogã, que forma uma piscina natural de águas límpidas.
Podem ser admirados córregos e cachoeiras, mata exuberante e variadas espécies de aves, mas o ponto alto, é sem dúvida, a Cachoeira do Cabuçu, com cerca de 10 metros de altura, formando uma grande piscina natural. É também a fazenda uma referência histórica, na medida em que no período da colonização, serviu de abrigo à Companhia de Jesus, que aí montou um posto de catequese para índios. Já na trilha do Rio de Areia, percurso que margeia águas claras, rasas e cristalinas, formando pequenas enseadas, é comum encontrar pegadas de animais, além de profusão de samambaias, trepadeiras e bromélias, palmito, bananeiras, orquídeas, cedros, ananás.

Outras atrações:
http://www.turismosantos.com.br/ptb/categoria/categorias-do-guia/locais/ir/atracoes-em-santos/area-continental

Passeio: Trilha Cabuçu


Sítio Quatinga



Área vizinha a Fazenda Cabuçu, no km 239 da BR 101 – Rio/Santos. Percurso de 2.100 m, com leve aclividade próxima à cachoeira. Seguindo a trilha, contemplando cerca de 40 minutos a partir da estrada, é alcançado o trecho do rio que forma a cachoeira da Quatinga.


Passeios de escuna


Mergulhe em alto mar

Voo duplo - São Vicente / SP


Canoagem



Santos é uma baia abrigada. A cidade oferece infraestrutura para a pratica da canoagem. E é a única cidade do Brasil que existe a Rua da Canoagem, com mais de 4 guardarias de embarcações, tornando-se um grande point de encontro de remadores renomados de Santos e do mundo inteiro. Já tivemos presença da dupla medalhista mundial no K2 feminino da Áustria. Remadores espanhóis e portugueses. O local é reconhecido internacionalmente e além de guardar, alugam embarcações para o lazer.
Remando um pouco e afastando-se da praia, temos água boa propicias para um bom mergulho. Vá até a Ilha das Palmas e dê um mergulho noturno é algo surreal



Patinete


Parque

Bola

Pesca

Ciclovia

Orla


@flaviagomesphotos
Na orla tem 7 Km de praias com ciclovia margeando o jardim, são mais de cinco quilômetros, que abrigam cerca de cem espécies de árvores, arbustos e plantas, em oitocentos e quinze canteiros, monumentos históricos.  Considerado o maior jardim de orla marítima segundo Guinness Book. Com muitas atrações.




Parque Roberto Mario Santini

Teleférico - São Vicente

Vista do teleférico
O passeio leva à conhecer um pedacinho da mata Atlântica.

Na biquinha de Anchieta visite barraquinhas de doces

Muretas de Santos




Ressaca na praia!

Foto: Lucas D. Lopes @lucastrk
@paroesba

Fonte do Sapo



Praia do Boqueirão




Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré

Foto: Luiz Alexandre Costa Araújo@luiz_alex_araujo

Ponta da Praia



Deck do Pescador


Meus filhos

Fonte 9 de julho - Praça das Bandeiras - Gonzaga

 Posto de Informações Turísticas "Conheça Santos", encontramos um bonde antigo que funciona na praça das bandeiras, no local da Fonte Nove de Julho. A praça fica no Gonzaga, região com muitas atrações, como hotéis, restaurantes, cinemas, clubers, bares e shopping.

Hotel Atlântico




Atlântico Hotel, Praia do Gonzaga em Santos. Desde 1928, um dos prédios históricos mais bonitos da cidade

Avenida Ana Costa



Praça da Independência



Shopping Praia mar 


Na cidade tem uma boa variedade de centros comerciais: três shoppings, galerias e ruas praticamente dedicadas ao comércio e à gastronomia, a maior parte concentrada no bairro do Gonzaga.

Pinacoteca Benedito Calixto



Terça a domingo, das 14 h às 19 hGratuitoVisite também nesta região: Gibiteca Marcel Rodrigues Paes; Feira de Artesanato.Sábados, a partir das 15 h, nos Jardins da Praia defronte à Av.. Conselheiro Nébias.

Porto de Santos


Saguão da Alfândega de Santos

@tondacosta


Complexo Cultural do Porto de Santos

"Cruzeiros em Santos: embarque nesta viagem".

Complexo Cultural do Porto de Santos integra o Museu do Porto, a Biblioteca, a hemeroteca e a Videoteca. No Museu tem um acervo de documentos, peças, fotos, equipamentos e cerca de 700 negativos em vidro da virada do século passado. A biblioteca detém cerca de 2.500 títulos, além da hemeroteca, seção onde se arquivam jornais e revistas. A videoteca tem aproximadamente 50 fitas sobre a história e modernização do Porto, Itatinga, engenharia portuária e outros. 
Todos os dias, das 8 h às 18 hGratuito





Ponte Edgard Perdigão





A ponte permite o acesso aos passeios de escuna, às colônias de pescadores e à Fortaleza da Barra. Em aproximadamente 30 minutos, as embarcações de passeios percorrem a baía de Santos, oferecendo uma visão privilegiada da Orla da Praia.
Barcos de terça a domingo, das 8 h às 18 h.
Para visitar a Fortaleza da Barra, existe um Barco da Universidade UNISANTOS que sai da Ponte Edgard Perdigão, de terça a domingo das 11 h às 17 h.

Aquário 


 
Junho de 1989 o saudoso Macaé

Macaézinho

O Aquário (Praça Luiz La Scala s/nº, Ponta da Praia), ocupando uma área de 1.000 m² na Orla da Praia.com espécies raras de diversas partes do mundo.
Em seus 35 tanques de água doce e salgada estão expostas mais de 800 espécies da fauna aquática. As tartarugas de água doce, por exemplo, têm uma pequena praia com cachoeira, enquanto um tanque externo circular conta com o lobo-marinho Macaézinho.
Segunda a domingo, das 9 as 19 horas.
Ingressos: consultar - gratuito até 12 e acima de 65 anos.
Proibido entrar em trajes de banho e com cigarros.
Informações: Disk-Tour - 0800.173887 / Aquário - (13) 3236.9996 / SETUR - (13) 3219.9081.
Ônibus que passam pelo Aquário: 19, 23, 29 e 42. Seletivos: 201, 202 e 204. Intermunicipais: 7 e 8.
O Aquário fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n - Ponta da Praia - Santos - CEP 11045-400.

Concha acústica - Música na Concha


As exposições tradicionais ‘Concha das Artes’ (em frente à Concha Acústica, Gonzaga) e ‘Jardim das Artes’ (em frente ao Aquário, na Ponta da Praia) apresentam as novidades dos artistas da região. E a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes (Posto 5) também faz parte do rol de atrativos da orla e oferece 15 mil gibis, mangás e livros dos cartunistas Angeli e Glauco, além de Maurício de Sousa. 

Não deixe de tirar foto no leão ou na leoa 


Tradição que passa de geração em geração



Centro de Cultura Patrícia Galvão

www.tripadvisor.com.br

Abriga o Teatro Municipal Brás Cubas, o Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo, o Museu de Imagem e do Som e a Casa da Memória dos Transportes, além de galeria de arte, auditório para projeção de filmes e espaços para atividades culturais variadas.
Neste Centro de Cultura, ocorrem os principais eventos em Santos:
Festival de Música Nova, Festival de Teatro Amador e Bienal Nacional de Artes Visuais.




igorgasp Montagem de palco...

Museu do Mar


Concha com 148 quilos





Exibe curiosidades subaquáticas: 12.000 exemplares de conchas, animais preservados em formol, corais, aquários, equipamentos de mergulho e um tubarão - baleia taxidermizado, que mede aproximadamente 6 metros de comprimento e pesa uma tonelada.

Rua república do Equador, nº 81. Telefone: 3261-4808.
Aberto diariamente das 9 h às 18 h e até 19 h nos meses de férias escolares.

Museu da Pesca


Em 1942 foi incorporado à coleção um esqueleto de uma baleia medindo 23 metros de comprimento, encalhada em Peruíbe. Exibe exemplares da fauna marinha.
Quarta a Domingo, inclusive feriados, das 9 h às 18 h.

Forte


Orquidário

O pergolado e a ninfa 
Lago com aves aquáticas e migratórias.
Pássaros em liberdade: tucanos, gaviões, araras e pavões.
O Orquidário possui animais silvestres, alguns vivem soltos pelo parque.Algumas espécies da fauna são raras e ameaçadas de extinção: guarás, jacuguaçus, macacos-aranha, macucos, micos-leões-dourados e sauins.

Orquidário

Praça Washington s/nº.
Telefone 3237-6970.
Terça a domingo, das 8 h às 18 h
Ingresso: consulte. Menores de 12 e maiores de 65 anos não pagam.
Linhas de ônibus: 19, 23, 25, 52, 37 e 73. 

Seletivos: 204 e 206. Intermunicipais: 3, 5, 7 e 8.


Jardim Botânico Chico Mendes


Lagoa da Saudade - Morro da Nova Cintra



Catedral de Santos - Nossa Senhora do Rosário


Igreja São José


Casa da Frontaria Azulejada



Interior da Casa da Frontaria Azulejada



Prédio da Beneficência 



Centro Histórico

Museu do Café, edifício que era da Bolsa Oficial do Café.

Torre do relógio
foto divulgação
foto divulgação
foto divulgação

A visão do Anhanguera

Salão do Pregão 


Bolsa Oficial do Café

Inaugurado em 1922. Oficial do Café de SantosEm setembro de 1998 a edificação foi reaberta, após um grande trabalho de restauro, dando início ao Museu dos Cafés no Brasil.
Há a Sala de Pregão, algumas telas de Benedito Calixto, documentos e fotografias que contam a história do café no Brasil.Na Cafeteria do Museu você pode tomar um bom café ou comprar café moído na hora.


Museu do CaféTerça a sábado, das 9 h às 17 h / Domingo - das 10 h às 17 hR$ 6,00Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos – SPTelefone: (13) 3213-1750 | Cafeteria do Museu: (13) 3219-7069E-mail: museudocafe@museudocafe.org.br | cafeteria@museudocafe.org.br
Para agendamentos, clique aqui.

Detalhes do Centro Histórico


Monte Serrat



Monte Serrat
Praça Correia de Mello, 33Segunda à Domingo das 8:00 h às 20:00 h  - com partidas a cada 20 minutos aos sábados, domingos e feriados e a cada 30 minutos durante a semana
Passagem ida/volta: R$ 35,00.
Crianças menores de 8 anos não pagam, desde que acompanhadas de um adulto pagante.Meia passagem ida/volta para maiores de 65 anos. Grupos (à partir de 10 pessoas) têm direito à desconto especial quando agendados com antecedência pelo e-mail agendamento@monteserrat.com.br

http://www.monteserrat.com.br/



Capela Santuário construída em 1589. Nossa Srª do Monte Serrat fica a 157 metros do nível do mar e proporciona uma linda vista do espaço onde no passado foi um cassino. Hoje este espaço é destinado a eventos.
Uma escadaria, com 415 degraus e 14 nichos que representam a Via Sacra, leva ao alto do monte.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda à Domingo das 09:00 h às 17:45 h


Foto: David Aranha @ddaranha


Vista de Monte Serrat - Santos-SP


Antigo cassino

Foto: David Aranha @ddaranha

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 
Antigo cassino
Segunda à Domingodas 8:00h às 20:00h

Rua do Comércio - Centro Histórico de Santos


Rua do Comércio por André Jaconi @andrejaconi

Prédio da Associação Comercial-Santos-SP



Uma das portas mais conhecidas da cidade:
Bar café casa velha

Pantheon dos Andradas



Pantheon dos Andradas, construído ao lado do Conjunto do Carmo, é o jazigo de José Bonifácio de Andrada e Silva,
 o Patriarca da Independência do Brasil, e de seus irmãos Antonio Carlos, Martim Francisco e padre Patrício Manuel.
O prédio, inaugurado em 7 de Setembro de 1923, conta com monumento projetado pelo escultor Rodolpho Bernardelli e executado na Itália. Além das urnas, o templo cívico apresenta quadros em bronze com cenas da História do Brasil e inscrições de frases dos irmãos Andradas.

Fica na Praça Barão do Rio Branco, s/n - Centro
Horário: de terça a sexta das 9h00 as 18h00
Sábados, Domingos e Feriados das 10h00 as 18h00
Gratuito
Proibida a entrada com trajes de banho e cigarros.
Informações DiskTour: 0800.173887 ou no telefone do Pantheon (13) 3201.5032
Linhas de ônibus: 04, 07, 20, 23, 29, 37, 42, 52, 73 77 e 181. Seletivos: 201, 202, 203, 204 e 205. Intermunicipais: 1, 7 e 1
0.



Ao lado do Pantheon fica o Conjunto do Carmo. Há duas igrejas: Igreja do Convento, de 1599 e a Capela da Ordem Terceira, de 1752.
Conjunto do Carmo Praça Barão do Rio Branco, 16 
Segunda a sexta, das 7 h 30 às 18 h 
Gratuito


Mosteiro de São Bento



fratresinunum.com

O prédio estilo barroco, no térreo encontra-se a Capela de Nossa Senhora do Desterro.Visite o Museu de Arte Sacra, com aproximadamente 400 peças, entre elas imagens que dizem respeito à história de Santos, como a de Santa Catarina de Alexandria. O Mosteiro de São bento fica situado no Morro do São Bento.



De terça a Domingo, das 14h00 às 17h30.

Palácio José Bonifácio - Praça Mauá 


Paço Municipal



As escadas cheias de história do Palácio José Bonifácio.


Foto: Pedro Felix @heyfeelix

Visita monitorada no Palácio José Bonifácio, sede da prefeitura, que inclui os lustres de cristal da Bohêmia; salão nobre decorado em estilo Luís XVI; e a Sala Princesa Isabel, com seus quatro vitrais.

Estação do Valongo


@semprefelys


Fundado em 25 de Janeiro de 1640, o Convento de Santo Antônio do Valongo pertece à Ordem dos Franciscanos.Estilo barroco, e sua fachada é considerada um dos trabalhos mais expressivos do século XVIII.Dispõe de várias obras de arte, dentre elas a imagem do Cristo Místico de Seis Asas.No ano de 1859, a residência foi comprada pela Estrada de Ferro Santos-Jundiaí para a construção da Estação de Santos. Aconteceu um milagre de Santo Antônio: nenhuma força humana foi capaz de retirar a imagem do santo de seu altar e 
o projeto de demolição da Igreja foi abandonado.
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00.

http://www.santoscidade.com.br/valongo.htm


Detalhes do Santuário Santo Antônio do Valongo - Centro Histórico

Foto: Maraísa Tegani Fotografia

Museu Pelé e Estação do Valongo


Bonde Turístico na Estação do Valongo 


Foto: Emilio Sérgio Pechini @e.milio

O bondinho sai da Estação do Valongo circula pelas principais ruas e edifícios do Centro Histórico, proporcionando uma verdadeira viagem ao passado, em um roteiro de 5 km.
Ao longo do passeio, percorrem-se vários pontos históricos: 
Conjunto do Carmo, Pantheon dos Andradas, Correios, Paço Municipal, Local onde nasceram Bartolomeu e Alexandre Gusmão, Casa da Frontaria Azulejada - Arquivo Permanente (FAMS), Santuário Santo Antônio do Valongo, Estação de Trem do Largo Marquês de Monte Alegre - Valongo, Casarões do Valongo - ruínas, Bolsa do Café - Museu dos Cafés do Brasil, Câmara Municipal - Casa José Bonifácio, Associação Comercial, Construtora Phoenix, Alfândega e Mausoléu a Brás Cubas - Fundador de Santos.
Até às 15h, o passeio dá direito a desembarque na Casa do Trem Bélico, Praça Mauá e no Palácio Saturnino de Brito. Deste ponto também é possível chegar ao Complexo Turístico do Monte Serrat, com uma visão de 360 graus da cidade. Ao todo, o passeio percorre 40 pontos de interesse turístico e histórico, com acompanhamento de guias de turismo.O reembarque será realizado no mesmo local, com o mesmo ingresso, mas o passageiro fica sujeito à disponibilidade de lugar.

Agendamentos (Bonde regular e Bonde Café):
Pelo site www.egov1.santos.sp.gov.br/turismo ou pelo telefone (13) 3201-8000, ramal 8053Terça e Quarta, das 10h30 às 16h30 (saídas a cada hora)Quinta e sexta, saídas às 10h30, 11h30 e 12h30


Embarque: Estação do Valongo
Funciona de terça a domingo, das 11h às 17h, a cada hora (Venda até 30 minutos antes do encerramento)
R$  6,50. Bilhete - consulte
O bilhete de acesso ao Bonde pode ser adquirido na bilheteria do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1 - Valongo) - gratuito para menores de 5 anos e guias de turismo a trabalho (acompanhados de grupo). 50% desconto para maiores de 60 anos, professores e estudantes.
Acessível cadeirante

Foto: Caio Alves 02 @caiokioo ‪#‎obomdesantos‬ 

Museu Pelé



Foto: Fe Alves @mariaferdy
Instalado nos Casarões do Valongo, imóvel do século XIX que sofreu dois incêndios e foi totalmente reconstruído, o Museu Pelé apresenta camisas, chuteiras, bolas, condecorações, troféus, bola de meia e a caixa de engraxate, entre muitos outros itens do acervo pessoal do 'Atleta do século XX' - ao todo, são 2.354 peças, a serem expostas em sistema de rodízio, de acordo com o tema da mostra (a primeira é '4 Copas e 1 Rei'). Nos 4.134m² do museu, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos sobre a história do 'Rei'. Há também espaço interativo, onde os visitantes podem testar suas habilidades com a bola e até compará-las com o desempenho de Pelé. Largo Marquês de Monte Alegre nº 2 - ValongoAgendamento: (13) 99755-8079 Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h - a bilheteria fecha 1h antes.Ingresso: R$10. Gratuito para crianças de até 10 anos e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública (municipal, estadual e federal); 50% de desconto para estudantes, pessoas com deficiência e acompanhante, professores da rede pública de ensino e pessoas com mais de 60 anos. Aos domingos, a entrada custa R$5 para todos os visitantes. Equipamento com acessibilidade para portadores de necessidades especiais Site: http://www.museupele.org.br


Vila Belmiro Campo do Santos Futebol Clube




campograndesantos.wordpress.com

O Estádio Urbano Caldeira, fica no bairro da Vila Belmiro. Você pode conhecer todo o acervo das grandes conquistas do "Peixe", como a Taça Libertadores da América 1962/63. A Lei 1393/95 instituiu o "Dia Pelé - O Atleta do Século", comemorado em 19 de Novembro.
Visita ao estádio, todos os dias, com entrada pelo portão 6.Verifique se a sala de troféus está aberta à visitação. 

O bonde 10 Pelé

Foto: Cirilo Lemes de Castro 

Bonde Café pelo Centro Histórico de Santos 🚃☕️

Bonde da Praça das Bandeiras


Linha Conheça Santos funciona atualmente com o passeio panorâmico: Informações no Posto de Informações Turísticas do Gonzaga, que funciona no bonde da Praça das Bandeiras, de onde sai o micro-ônibus.
O passeio dura em torno de 2 horas, com uma guia bilingue
Bilhete - consulte
Conheça os principais pontos turísticos de Santos. O roteiro tem início na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, onde os bilhetes poderão ser adquiridos diretamente com o motorista.
Proibido traje de banho e cigarro.
Informações: 0800.173887 - Disk Tour

ABAIXO A LISTA DOS PONTOS TURÍSTICOS VISITADOS PELA LINHA CONHEÇA SANTOS.
CLIQUE NOS LINKS PARA SABER MAIS SOBRE CADA UM DOS LUGARES.
SETUR - Secretaria Municipal de Turismo.
Prefeitura Municipal de Santos.


VOCÊ SABIA?



O bonde começou a circular em Santos em 1871, um ano antes da capital paulista. Ao longo dos anos, foi movido por tração animal, vapor e eletricidade, esse importante meio de transporte foi recolhido à garagem em fevereiro de 1971, e parou de circular por conta da facilidade do transporte a diesel. Em 1984 houve uma experiência de linha turística na orla que não deu certo. Mas em 2000 o serviço foi reativado no Centro Histórico. Ao embarcar na estação, localizada na Praça Mauá, o munícipe ou turista percorre 40 pontos de interesse cultural, arquitetônico e histórico.

Em 1919, a garagem da Vila Mathias foi pioneira na construção de veículos de pequeno porte, sendo que doze anos depois já fabricava carros com 12 bancos para até 60 pessoas?
Em 1964 começa a discussão pela desativação do serviço dos bondes. A dificuldade de manter os veículos, as facilidades do transporte a diesel, que conferia maior mobilidade ao serviço, o baixo custo do petróleo e a pressão exercida pelas empresas de ônibus levam o bonde à condenação final.

Em 1969, os bondes abertos pequenos são retirados de circulação, permanecendo em uso apenas os abertos ou fechados grandes.Com a construção da BR-101 e da Rodovia dos Imigrantes, que segundo os políticos da época, trariam um volume de veículos elevado para os padrões da cidade e além disso, alegavam que os bondes atravancavam as ruas e atrapalhavam o tráfego dos automóveis.
Emfim, si de circulação no dia 28 de fevereiro de 1971. Pela última vez o veículo prefixo 258, que servia a linha 42, foi recolhido na garagem.



http://www.santoscidade.com.br/bonde.php




Dica:

- Retire o mapa da cidade no Posto de Informação Turística que fica na Praça Mauá.

- Caso queira desbravar esta cidade com sua câmera fotográfica, vá em grupo. O centro tem pouco movimento aos fins de semana e, infelizmente, existe o risco (embora pequeno) de voltar para casa sem câmera…

- Não use suas joias preferidas e fique sempre atento, principalmente na praia a meninos com bicicleta que estão fora da ciclovia.

Desde a infância ao passear pelas ruas de Santos me deparava com veículos com a porta aberta e a chave no contato, também constatava que as pessoas deixavam na areia seus pertences e partiam para o mar para dar um mergulho, infelizmente hoje já não é possível!

Fique sempre alerta.

- Vá em um sábado e almoce por lá, para dar tempo de conhecer os pontos turísticos antes de fechar por volta das 17 horas.

- Se estiver com pessoas idosas ou crianças pequenas, planeje o trajeto para evitar passar em paralelepípedos.

- Um site sobre "camping" com muitas dicas.










Fontes: