terça-feira, 13 de outubro de 2015

Como transformar seu smartphone em um microscópio caseiro - revista galileu


Aparelho pode ser construído por cerca de 30 reais (Foto: Kenji Yoshino/creative commons)
APARELHO PODE SER CONSTRUÍDO POR CERCA DE 30 REAIS (FOTO: KENJI YOSHINO/CREATIVE COMMONS)

Veja Link:

Sal (Foto: Kenji Yoshino/creative commons)
SAL (FOTO: KENJI YOSHINO/CREATIVE COMMONS)

Acompanhe o passo-a-passo:
Materiais:
3 parafusos de 4 ½” x 5/16”9 porcas de 5/16”2 porcas de orelhas de 5/16” (porca “borboleta”)5 arruelas de 5/16”1 plataforma de madeira para a base de 2 cm x 18 cm x 18 cm1 plataforma de acrílico para o celular de 0,3 cm x 18 cm x 18 cm1 plataforma de acrílico para os objetos de 0,3 cm x 7,6 cm x 18 cm1 Lente de laser de caneta (ou duas lentes, se quiser aumentar a ampliação)Lanterna ou LED (necessário para visualizar amostras de contraluz)

Ferramentas:
Broca para perfurar
Régua
materiais (Foto: Kenji Yoshino/creative commons)
MATERIAIS (FOTO: KENJI YOSHINO/CREATIVE COMMONS)
ferramentas (Foto: Kenji Yoshino/creative commons)

1- Separe a lente de um laser
Compre um laser barato (aquele em forma de caneta, fácil de encontrar em lojas de 1,99) e o desmonte completamente, deixando separado apenas a lente do aparelho. Comece tirando as baterias e, para facilitar, use um lápis e alicate para retirar as demais peças. Deixe a lente separada - mais tarde, o lado translúcido da lente é o que ficará mais afastado da câmera.
2- Marque a plataforma de madeira
Na parte superior da plataforma de madeira compensada, meça 2cm da borda de cima e 2cm da borda lateral para marcar um ponto de cada lado onde as retas se encontram. É como se o ponto formasse um quadrado de 2cm de lado. Na parte inferior, marque um só ponto bem no meio da plataforma, também a 2cm de distância da borda.
3- Alinhe a estrutura
Serão duas plataformas transparentes de acrílico: uma para segurar a câmera e a outra para os objetos que serão analisados. Empilhe a plataforma que sustentará a câmera exatamente em cima da plataforma de madeira. Certifique-se que as pontas estão alinhadas. Em seguida, coloque a plataforma que sustentará os objetos em cima de tudo, deixando esta 2cm a frente das demais. Essa posição será útil para a próxima etapa.
4- Perfure os pontos
Já que as duas plataformas de cima são transparentes, use a marcação feita na plataforma de madeira para perfurar a parte superior das três de uma só vez. Depois, no centro da parte superior da plataforma de acrílico que sustentará o celular, perfure um pequeno compartimento para a lente (retirada do laser caneta), distante 2cm da borda superior. Encaixe-a no buraco. Em seguida, na parte superior da plataforma de madeira, faça um buraco maior, porém mais raso, para encaixar a lanterna (o tamanho deste compartimento vai depender do que você utilizará como fonte de luz). Atenção: a fonte de luz deve ficar alinhada com a lente, que por sua vez deve alinhar-se à câmera do celular.
5- Aperte os parafusos
Encaixe parafusos em cada um dos três buracos na plataforma de madeira. Fixe-os com porcas e arruelas (anilhas). Em seguida, encaixe porcas de orelha e mais arruelas nos dois parafusos da parte superior. Por cima, coloque a plataforma que sustentará os objetos, deixando um pouco distante da base. Coloque mais uma porca em cada um dos três parafusos e, finalmente, encaixe a plataforma de acrílico que sustentará o celular.
       
6- Finalize a observe
Coloque o objeto que deseja ser analisado na plataforma do meio e alinhe a câmera do smartphone com as lentes até conseguir foco. Yoshino diz ainda que ao combinar duas lentes para um zoom de 325 vezes é possível ver miudezas em nível celular.
Assista ao tutorial


Células do epitélio de uma cebola (Foto: Kenji Yoshino/creative commons)
CÉLULAS DO EPITÉLIO DE UMA CEBOLA (FOTO: KENJI YOSHINO/CREATIVE COMMONS)