domingo, 16 de agosto de 2015

Não jogue borra de café



Misture um pouco de borra de café com um tiquinho de azeite e coloque com cuidado abaixo dos olhos

Temos o hábito de jogar no lixo as borras de café sem saber que têm algumas utilidades fantásticas, que vão ser muito úteis em diversos casos. Abaixo, listamos cinco fins que você pode dar para a borra do café, que, quando jogada no lixo, se decompõe e libera metano, gás cujo efeito é 20 vezes mais potente que o CO2 no desequilíbrio do efeito estufa (veja mais aqui). Com essas simples atitudes, portanto, você dará uma cara mais bonita ao seu jardim sem agredir o meio ambiente.

Desentope o lava louça:

À primeira vista o que parece ser um absurdo? Mas as borras desentopem mesmo o lava louça. Experimente!

Dá um fim às formigas


É só fazer um caminho com a borra já seca e” bye-bye” formigas. Ela ficam confusas e não conseguem achar o caminho. Se não quiseres sujar o armário ou outro compartimento coloca num prato pequeno as borras que funciona igualmente. No jardim também consegues dar um fim nelas. Coloca o café coado inteiro em cima delas.

Elimina o maus cheiro da geladeira


Basta colocar borras de café num pires ou dentro de um pacote de manteiga vazio e fazer alguns furos na tampa e colocar dentro da geladeira. 

Afasta os gatos do jardim.

Se o teu gato não gosta de usar a caixa de areia coloca um prato com as borras de café onde ele costuma ir e troque semanalmente.

Ótimo esfoliante de pele.
Receita:
1 xícara de borra de café quente
1/2 xícara de açúcar ou sal
1 colher de sopa de azeite
Espalhe pela pele em especial pés e cotovelos. 
Deixe atuar alguns minutos e depois retire.

Elimina mau cheiro dos ralos.

Basta colocar meia xícara de borra de café no ralo e logo em seguida 5 xícaras de água quente e adeus odor!

Adeus cheiro de alimentos nas mãos

Elimina cheiro a peixe, alho, cebola, coentro e muitos mais condimentos.
 É só esfregar a borra de café nas mãos e sai logo. 
Em seguida é só lavar as mãos.

Fertilizante para as plantas

Ótimo fertilizante para a terra. Coloque um pouco da borra de café nas plantas e jardim e elas ficarão mais belas e fortes. Essa mistura é muito rica em nutrientes, contendo nitrogênio, potássio e fósforo, ela é um excelente fertilizante, além de proteger as raízes contra fungos.

Na fertilização

A borra de café oferece nutrientes importantes para o solo, porém é mais rica emcarbono, nitrogênio e matéria orgânica. Para a fertilização, não é aconselhável colocá-la direto no solo, pois o processo de decomposição dessa matéria orgânica irá consumir nitrogênio, assim, perde sua função de fertilizante. Então, uma alternativa para impedir a decomposição é balancear esses nutrientes ao misturar a borra com outros fertilizantes ou adubos que possuam nitrogênio e sejam mais ricos em potássio e fósforo, como farinha de sangue, farinha de ossos e esterco de animais. Se preferir, pode substituir por casca de frutas, legumes e ovos triturados, deixando fermentar por aproximadamente 60 dias e então aplicar no solo.

Outra forma de usar a borra de café como um fertilizante, mais suave, pode ser misturar (apenas a borra de café) com água, com a proporção de 100 gramas de borra de café para um litro de água.

Além de tornar as plantas mais produtivas, a reutilização do café protege, pois é um grande repelente para certos tipos de larvas, caracóis e lesmas e também elimina bactérias e outros micro-organismos danosos ao solo. Para isso polvilhe um pouco da borra de café na base das plantas;

Na mudança ou alteração do solo
Se você estiver pensando em construir ou aumentar um canteiro ou ainda em consertar alguma seção do seu jardim, a borra de café é uma boa pedida. O solo e a terra devem ser misturados numa proporção de 50/50. Após efetuar a mistura, espere aproximadamente 60 dias para plantar alguma semente ou vegetal.

Adeus Celulite
A maior parte dos creme anti-celulite são a base de cafeína. Faça uma mistura de pó de café com azeite e você conseguirá um efeito parecido, gastando menos. 




Compostagem
Na compostagem
O café ameniza o cheiro nutrefato da pilha de compostagem. Com a borra de café adicionada à pilha de compostagem, esta emanará um cheiro mais ameno, ficará mais quente e conservará a umidade. Para maior eficácia, é recomendável adicionar folhas secas, que evitam o mau cheiro, e serragem, para reduzir a umidade (veja mais sobre compostagem aqui);
MANUAL BÁSICO DE COMPOSTAGEM - USP Um guia prático para dar um destino nobre ao que antes era lixo. http://www.projetosustentabilidade.sc.usp.br/index.php/por/content/download/3253/35409/file/Apostila%20Compostagem%20AMPLIADA_d2012.pdf
Para atrair minhocas
Minhocas adoram borras de café. Por isso, além de grãos de café, adicione restos de alimento e serragem. Desse modo, você convidará uma leva de minhocas para o seu jardim, o que o deixará mais rico em termos nutritivos. Dica preciosa: as minhocas adoram borras de café antigas. O cheiro de fermentação e de mofo é o preferido delas; Saiba mais.
Como repelente de pragas
Ao usar o repelente químico é preciso considerar que, embora eficaz no combate às pragas, ele tem uma sobrevida maior na terra, pode matar outros insetos que são benéficos para a plantação, além de prejudicar a qualidade da planta. Para evitar esses transtornos, uma boa opção é utilizar a borra de café como repelente, principalmente se você mesmo tiver moído o café - ele se torna ainda mais efetivo no combate às pragas;
Contra Caracóis
Proteja sua horta espalhando pó de café, caracóis odeiam café. 
Contra Vespas
Ateie fogo no café para espantá-las. Use um recipiente resistente as chamas.
Briga de gatos

Separa os gatos e os mantém controlados. Espalhe pó em locais estratégicos e os gatos entenderão que esta é uma barreira invisível e os manterão afastados.
Sabão 

Efeito firmador do café além de livrar da celulite, dá para fazer peeling, veja na internet como fazer sabonete com pó de café.
Abrasivo

Use na limpeza os pequenos grãos funcionam como detergente natural para higienização de panelas e frigideiras, esfregue gentilmente. Você protege o meio ambiente e economiza dinheiro. 
Cabelos

Café é nutritivo esfregue nos fios. Os cabelos ficam fortes e brilhantes. Atenção: Só é recomendado para cabelos castanhos ou negros.

Contra OlheirasFerrugem no Espeto de Churrasco


Coloque um pouco de borra de café na esponja e esfregue. Depois enxague com água morna.
Contra Pulgas
Esfregue borra de café na hora do banho e as pulgas vão embora 
Fontes: 
http://www.postsnaweb2634.com.br/canal/canal/nunca-mais-deites-as-borras-de-cafe-para-o-lixo-nao-imaginas-o-que-estas-a-perder-/2579775a1k5s9h3547953335852a21595588
http://www.dicascaseiras.org/o-que-ela-espalha-no-bumbum-e-algo-que-todos-tem-em-casa-mas-ninguem-usa/
http://migre.me/dVMyj