segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Como fazer um Manequim de Alfaiataria


Décor e Criatividade 👚




Outra opção:

Comprei um manequim simples, o modelo mais barato no mercado


Compre um Mancebo cabideiro madeira para usar parte da estrutura e os pés


Materiais:
1 manequim de fibra ou plástico, (você pode comprá-lo sem forro, com preço + camarada)

1 balaústre de madeira,
1 sapata de balaústre,
1 bola de madeira,
1m de malha,
1m de feltro automotivo,
12 cavilhas,
Parafusos tamanho 4: você vai precisar de uns 4
Cola de contato: (aquele potinho bem pequeno)
Serviço de tornearia,
verniz marítimo fosco: qualquer restinho que você tiver em casa já vai quebrar o galho
usamos também refugos de madeira que já tínhamos em casa para fazer os pés do manequim e a tampa!


Primeiro: o pedestal! Optamos por fazê-lo em madeira, ficaria mais harmonioso, rebuscado e resistente. Escolhemos uma peça bem bonita de balaústre para escadas (é vendido em casas de material de construção), que serviu certinho, só tivemos que serrar um pouco para que a altura ficasse ideal. Os pés da base foram feitos à mão, com uma serra tico-tico, muita lixa e labuta. Usamos o restinho da madeira que sobrou da nossa cama, combinou muito bem com a madeira do balaústre!
manequim8
Observem aí o molde de corte, desenhado sobre a madeira, que em seguida foi cuidadosamente cortada:
manequim5
4 pés cortados e sendo lixados para aparar devidamente os cantos:
manequim6
Furação da base do balaústre e inserção de cavilhas, passadas em cola branca, para acoplar aos pés:
manequim9
Retire o excesso de cola com uma escova de dentes, água e um paninho úmido:
manequim12
Muita cola nessa hora: besuntando as cavilhas e os pés:
manequim15
O que era assim (esquerda), ficou assim coladinho (direita). É só repetir o mesmo processo com os 4 pés que você já fez:
manequim13
Manequim - Tiramos todo o revestimento que veio com o manequim (espuma e malha), ele ficou só na fibra. Revista com um material mais robusto, que dê mais firmeza e que possa ser colado ao manequim (isso resolve o problema da instabilidade da espuma sobre a fibra). Esse feltro aí em baixo (ele não é aquele que se usa para crafts, ele é bem mais rústico e forte, com um dos lados mais compactado, deve ser feltro automotivo)Corte um molde de acordo com as medidas do manequim, frente e costas:
manequima4
Traçando e cortando:
manequima1
Feche todas as pences e os ombros (use uma agulha de tapeceiro, aquela curva e longa, é bem mais fácil). Provando no manequim:
manequima3
Colando o feltro na fibra: use cola de contato (vulgo cola de sapateiro). Aplique uma camada generosa tanto no manequim como no feltro (ao contrário da cola comum, é preciso esperar uns 20 a 30 minutos para que a cola seque um pouco). Se o seu manequim é de fibra como este aí de baixo, muito cuidado, fibra de vidro dá coceira tremenda! Se é a primeira vez que você encara o material, você vai sentir uns micro-fiapos na pele, muito desagradável!(tirando o revestimento original do meu manequim, dá para ver que é uma porcaria, mal feito, uma camada fininha de fibra, cheia de buracos, é por isso que os alfinetes varavam o manequim!  Cuidado ao manejar o seu, pois parece que ele quebra com certa facilidade). Corte mais alguns pedaços do feltro para preencher a cavidade dos braços e o pescoço, cole tudo.
manequima6
Depois a malha: compre uma malha canelada bem melhor e mais encorpada que aquela que vem no manequim. A costura é bem simples, overloque como se fosse um tubo e faça os ombros e o pescoço assim:
manequim18
Parte final: a tampa que cobre o pescoço! Compre essa bola (ou pinha) torneada aí em baixo (geralmente usada em corrimões). Bem, o problema era a cor da madeira da tampa original que veio com meu manequim (foto à esquerda), ela era clara demais e não combinava com a bola e nem com o pedestal. Procure o serviço de um torneiro e encomende uma tampa, feita ainda com um refugo. Ficou divino e casou perfeitamente com o tom da bola e com todo o resto! Tudo foi lixado e pintado com verniz fosco.

manequim1a
Detalhes preciosos
manequim2

Manequim sem forro pode ser usado também.


A capa faço de ribana canelada e uso estampado para dar um toque diferente na decoração.

A ideia de por o feltro foi ótima, já que este que comprei é fofinho só na superfície,

tem que prender o alfinete de lado.
Se eu tivesse visto o post antes não teria comprado o busto, faria tudo em casa mesmo, então farei somente os acabamentos de madeira , fica a dica para vocês, chega de sofrimento!




Fontes:
blog.ateliedemoldes.com.br/2013/10/manequim-de-alfaiataria.html