quarta-feira, 13 de maio de 2015

Utilidades do micro-ondas que desconhecemos


Esterilizador 

Estima-se que uma esponja de cozinha possa conter 10 mil bactérias, inclusive E. coli e salmonela, em pouco mais de dois centímetros quadrados.

Coloque esponjas úmidas para evitar incêndio e nunca coloque esponjas de aço. Dois minutos dentro do forno de microondas pode matar 99% dos micro-organismos, de acordo com um estudo publicado no Journal of Environmental Health.

Higienização em solução clorada: Redução de 37% a 87% dos germes/bactérias.  Em um litro de água acrescente 1 colher (sopa) de água sanitária. Deixe a esponja de molho por 3 minutos. Enxágue e deixe secar

Tábuas - Esfregue bem as superfícies, pode ser com limão, vinagre ou detergente e, dependendo de seu tamanho e espessura, deixar no forno durante 1 ou 2 minutos. 

Tome cuidado para não se queimar ao retirar as esponjas ou tábuas do micro-ondas.

Na Jardinagem é possível esterilizar o solo no forno para eliminar bactérias e aumentar as chances de que as sementes brotem. Espalhe um pouco de composto — aquela terrinha própria para jardinagem — em um recipiente de plástico ou vidro e programe o micro-ondas para funcionar em alta potência por cerca de 90 segundos ou até que a terra comece a liberar vapor.

Removedor de chiclete grudado na roupa

Basta colocar um pouco de vinagre no micro-ondas e aquecer o líquido. Depois, aplique sobre o chiclete com um paninho limpo e deixe agir durante alguns segundos. Isso deve fazer com que possa ser desgrudado facilmente do tecido.


Multiplicador de suco

Fica difícil espremer limas e limões que acabaram de sair da geladeira, coloque os frutos no micro-ondas em potência média durante aproximadamente 10 ou 15 segundos e surpreenda-se com a quantidade de suco que você vai conseguir obter!

Acelera o processo de amadurecimento dos abacates

Faça furinhos por toda a superfície dos frutos com a ajuda de um garfo, envolva-os com papel toalha e coloque no micro-ondas de 30 em 30 segundos até que os abacates fiquem macios.


Lavador de meias
Coloque as peças em um recipiente de plástico ou vidro com água e sabão e deixar no micro durante 10 minutos em potência alta. Certeza que esse método também vai acabar com qualquer cheirinho ruim que possa estar impregnado no tecido!

"Descristalizador” de mel
Para conseguir que ele volte a ter a consistência habitual, coloque o pote sem a tampa no micro-ondas em potência média por um período de 30 segundos a 1 minuto. Repita a operação se necessário.
Tingidor de roupas
Para tingir roupas com a ajuda do micro-ondas, dissolva o pigmento em um recipiente e acrescente a peça que você quer colorir. Depois, cubra o recipiente e leve ao forno em potência alta por quatro minutos. No entanto, se você estiver se sentindo criativo, também é possível criar alguns padrões e transformar os tecidos. O método consiste em primeiro torcer, dobrar, amassar, fazer nós ou embolar a peça de roupa.
Depois, dissolva o pigmento com cuidado e mergulhe o item a ser tingido, cubra o recipiente com um plástico e leve ao micro em potência alta durante quatro minutos. Então, remova do aparelho, elimine todo o líquido e enxague o tecido com bastante água fria sem desdobrar  tirar os nós, desembolar até que todo o excesso de pigmento seja eliminado. Por último, abra a peça e deixe secar normalmente.

Descascador de alho
Precisa economizar tempo? Para descascar alhos rapidamente. Primeiro corte a base dos dentes e coloque-os enfileirados na extremidade do prato giratório do forno, e ligue o aparelho  em potência alta, durante 15 a 30 segundos. Depois que você tirar os alhos de lá, vai conseguir remover a casquinha facilmente apenas apertando os dentes com os dedos. A casca vai se soltar totalmente, praticamente inteira.

Amolecedor e caramelizador de açúcar

Se o açúcar mascavo ficar empedrado. Coloque em uma bolsa plástica própria para micro-ondas, adicione algumas gotas de água ou um pedacinho de maçã e leve ao forno em potência média durante 10 ou 15 segundos.
Para caramelizar o açúcar refinado, coloque 200 g do produto em um refratário alto, adicione três colheres de água e leve ao micro durante 5 ou 7 minutos em potência alta sem mexer até que a calda fique dourada.

Rímel ressecado 
Coloque a embalagem ao lado de um copo com água no micro-ondas e coloque o forno para funcionar durante 30 ou 40 segundos em potência alta. Use também para derreter cera depilatória
Descascador de frutos secos
Quebrar nozes e castanhas e descascar esses frutos facilmente e com as próprias mãos com a ajuda do micro-ondas!
Castanhas, coloque 5 ou 6 castanhas no forno do microondas durante dois minutos e, depois, use um pano seco para descascar . 
Nozes, coloque 150 gramas delas em um refratário contendo 60 ml de água, e deixe no micro por 2 ou 3 minutos em potência alta. Depois, é só retirar do aparelho, deixar descansar por um minuto e se livrar das cascas.

Passar roupa no microondas


Não da pra garantir a segurança ou até mesmo o funcionamento da ideia, o método parece bem simples e funcional. Primeiro você dobra as roupas – peças lisas, sem detalhes metálicos ou secos, como os botões – ainda úmidas e em seguida as empilha; coloque o prato do microondas virado para baixo e não deixe as roupas encostarem nas laterais do aparelho; depois é só programar o eletrodoméstico para esquentar entre cinco ou sete minutos.
Como as roupas saem obviamente muito quentes, cuidado ao retirá-las. O ideal é que em seguida você as coloque esticadas no varal, seguindo as devidas marcas das roupas e pronto: tudo passadinho.

Algumas recomendações:  evitar colocar camisa social, não colocar roupas com paetês e outros detalhes delicados, virar do avesso as roupas com detalhes emborrachados, e esconder bem os zíperes e botões das roupas.



Fontes:


http://www.megacurioso.com.br/utensilios/45134



-10-coisas-interessantes-que-voce-pode-fazer-com-o-micro-ondas.htm