domingo, 3 de maio de 2015

Truques e dicas de lavanderias para resolver probleminhas com o vestuários, calçados e bolsas



Zíper Emperrado
O zíper não sobe e nem desce? Pegue um lápis comum, passe na extensão do zíper, ele irá deslizar, puxe para baixo.

O problema: seu zíper  perdeu o movimento

Passe o lápis de HB em ambos os lados dos dentes do fecho de correr 
Puxe o zíper todo o caminho para baixo, e para cima

Também funciona com sabonete e cera (de vela), faça o mesmo processo do lápis.


Retirar Nós de Cadarços
Nó que não desata é simples para resolver. Basta jogar um pouco de amido de milho sobre eles (polvilhar), assim como num passe de mágica, eles se desfazem com muito mais facilidade.

Ajuste o Punho da Blusa de Lã
Dica para quando a manga estiver larga e feia.Isso acontece em tricôs de lã, linha ou algodão, por conta do tempo de uso. Para resolver, coloque os punhos num recipiente com água quente, apenas deixa-a úmida, depois seque com o secador no ar quente. Passo a passo em vídeo (em inglês)

A blusa de lã Encolheu

Sua blusa de lã sujou e quando foi lavar e vestir novamente ela havia encolhido. A solução é deixar a blusa numa vasilha com água morna e Xampu por 10 a 20 minutos, não precisa mexer, só se certifique que ela está totalmente submersa, depois deixe ela de molho só em água morna o shampoo sai da peça sozinho, repita se achar necessário, também pode acrescentar vinagre nessa última etapa, deixa a peça mais macia. Outra saída é doar a blusa para quem precisa, promover o bem estar traz mais benefícios do que você imagina.
Tire Fiapos das Roupas Pretas
Peças de roupa preta ficam cheia de fiapos de cor clara. Para tirar os fiapinhos de cor clara, pegue uma bucha de espuma, seca, e passe na roupa. Não esqueça de limpar a bucha depois, é bacana já deixar do lado do ferro de passar, assim facilitará quando precisar. Pode também usar uma fita adesiva, enrolando de forma que fique a parte da cola para fora, aí você vai colocando e puxando, ou ainda comprar um daqueles rolos próprios para isso.

Limpeza da Bolsa de Couro


Vire a parte interna (forro) da bolsa para fora e comece a limpeza com uma escova, aspirador, ou aquele rolinho que foi comentado no item acima.


Depois com 1 colher de chá de detergente, 1/2 xícara de água fria, pegue um paninho e mergulhe na mistura, faça a limpeza completa do forro. Para retirar o excesso de sabão passe um pano embebido em água fria e seque com uma toalha limpa. Para a parte de couro utilize um pano levemente umedecido com água e sabão neutro, e retire o excesso se não deforma, depois hidrate com uma pomada de polimento (igual aquela de sapato), de cor neutra, para isso use um tecido macio ou uma escova, fazendo movimentos circulares rápidos. Se tiver marcas (machucados), use uma cor correspondente (preto, bege, etc.). 

Para limpar bolsa de couro branca, existe esse truque:




http://pix.mbzhost.com/2011/08/04/como-tirar-chule-da-pantufa/

Retire o Mau Cheiro das Pantufas
Principalmente no inverno elas são diariamente utilizadas, mas com o tempo ficam com mau cheiro, se usadas principalmente sem meias. Uma solução é pulverizar com bicarbonato de sódio (dentro da pantufa), toda vez depois de usar. Pode também usar um pano com vinagre branco (daquele mais barato), que além de tirar o cheiro, desinfeta, é só deixar alguns minutos um pano embebido dentro da pantufa e deixe que absorva. Se necessário, refaça o procedimento. O vinagre tira cheiro de lugares que nem acreditamos. Seque com um secador, depois deixe ao ar livre para que sequem completamente.

Solução pra Roupa que cai do Cabide

Nada mais chato do que toda hora que for mexer no armário, aquela camisa de seda ou a blusa de linha cair do cabide. Beleza, tem o salário que insiste em acabar na segunda semana do mês, que tá na disputa, Urghhhhh…!! Bom, pra suas roupas de seda não cairem mais, coloque nas pontas do cabide um elástico (aquele que faz bolinho de dinheiro – dinheiro, oi??), e sua roupitcha não cairá mais!

Muita atenção na forma certa de conservar, limpar e guardar os itens de couro!
Em caso de manchas ou lavagens, nada de delegar a tarefa a amadores, pois o resultado será o ressecamento, encolhimento ou endurecimento da peça. O ideal é, sempre, levar a peça em uma lavanderia especializada em couro!

Dica: As peças de vestuário de couro não devem ser colocadas na máquina de lavar de roupas, simplesmente limpe com uma esponja e um pouco de sabão. Se for camurça, use apenas uma esponja úmida. Não deixe as roupas de couro perto de fontes de calor, porque podem se danificar.

JAMAIS deixar peças de couro de molho ou molhá-las, já que umedecer o couro leva a deterioração do mesmo.
Observem a etiqueta da peça, pois cada tipo de couro possui suas particularidades, sendo que uns são mais sensíveis á água e outros ao calor, e essas especificações, que dizem respeito ao manuseio, conservação e forma de lavar, vêm na etiqueta.Como Guardar?
Em relação à luz e ao calor, o ideal é que as peças de couro não sejam expostas ao sol e fiquem acomodadas, preferencialmente, em locais escuros para evitar o desbotamento.
Esse tipo de peça não pode, também, ser guardada dobrada ou em sacos plásticos

Deixe o Couro Respirar!
A cada três meses, coloque a peça pendurada em um local fresco e sombreado por 24 horas.

Edredom




A maneira mais fácil para lavar um cobertor ou um edredom é colocar na máquina de lavar roupas em lavagem delicada a 30 graus e usando um detergente em pó delicado. No final do primeiro ciclo é recomendável realizar outro para remover todos os vestígios de sabão e em seguida, iniciar centrifugação delicada. Dica: Se o edredom por com plumas, durante a centrifugação enfie três bolas de tênis na cesta da máquina, desta forma as plumas do edredom não amassam. Retire o edredom da máquina de lavar roupas e sacuda cuidadosamente para permitir que as penas saiam mais facilmente e estenda no varal, ao sol .

Casacos

Antes de lavar o seu casaco de leia o rótulo e verifique que não tenha as palavras “limpeza a seco”. Se não tiver, você pode lavar o casaco em uma máquina de lavar roupas, definindo uma lavagem delicada, ou ainda melhor à mão. Neste caso, coloque de molho o casaco na água fria e sabão líquido neutro, deixando-o na bacia por dez minutos. Em seguida, lave delicadamente, enxague e pendure a roupa em um cabide e estenda durante a secagem.

Se o casaco exige uma lavagem a seco, mas você não quer ainda levá-lo em uma lavanderia, crie uma mistura de água e vinagre branco em quantidades iguais e espalhe essa mistura uniformemente sobre a roupa. Desta forma, você limpará e desinfetará o casaco mesmo não utilizando água ou sabão.

As bolsas carregam milhares de bactérias, há mais germes em uma bolsa do que um vaso sanitário de banheiro público, muitas vezes elas ficam no chão. O problema não está só do lado de fora, a parte interna também é um depósito de bactérias.

A bolsa deve ser limpa uma vez por semana. Para limpar a bolsa é preciso: sabão em pedra, talco, álcool, desodorante, água e uma batata. A batata é usada para bolsas de couro preta. O amido da batata limpa o acessório. Para limpar as de tecido, basta misturar talco com álcool e passar com algodão por toda a superfície da bolsa.

Fontes:
http://noticias.r7.com/sp-no-ar/fotos/veja-dicas-para-limpar-e-manter-as-bolsas-sempre-novas-13072015#!/foto/1
http://www.astoupeiras.com/
https://patricinhaesperta.com.br/moda/como-cuidar-e-conservar-roupas-de-couro