sexta-feira, 15 de maio de 2015

Como usar cada objeto a mesa



Peixes

A faca de peixe tem um formato especial e vem sem serra, ideal para separar a delicada carne de peixe sem desmanchar o peixe. O garfo é específico, com menos pontas. Detalhe: se for servir carne e peixe, o certo é ter os dois tipos de talher a mesa, tanto o garfo e faca de carne (mais perto do prato) quanto os talheres de peixe (mais para fora, pois devem ser usados primeiro).


Frutos do mar

Nos almoços e jantares mais sofisticados, usam-se talheres específicos para estes pratos, como por exemplo: garfo para lagosta, pinça e garfo para escargot e garfo para ostras

Sobremesas

Existem talheres específicos para cada tipo de sobremesa. Para as frutas, a faca, para bolos, tortas e sobremesas secas usa-se o garfo e para as mousses, sorvetes, cremes, gelatinas e doces com caldas usa-se a colher.

Ordem dos pratos

Primeiro vem as entradas, que devem ser consumidas no prato de couvert, que fica acima e a esquerda, acompanhado da faca de manteiga. As vezes ele pode ser substituído pela terrina para consomê ou pratinho de sobremesa em cima do prato principal, dependendo da entrada.

Se houver sopa, é o segundo prato a ser servido. Em seguida o prato principal e por último, a sobremesa.

Copos e taças

Os copos e taças sempre são organizados do maior para o menor, na seguinte ordem (se for servir todas as opções): água (o maior de todos), vinho tinto e vinho branco. Se houver brinde com espumante, use a taça flute, que fica entre a de água e a de vinho tinto.


Guardanapo

Pode ficar arrumado no centro do prato ou a esquerda, depois dos garfos. Se o jantar for seu, aproveite para usar argolas ou criar dobraduras para deixar a arrumação do guardanapo mais bonita.

10 modelos de dobraduras que irão deixar a decoração de sua mesa ainda mais bonita!


Modelo Flor de Liz "Amo"


Entre e veja como se faz

Refeição sem gafe 
Ao cortar os alimentos, sempre o garfo na mão esquerda, segurando a comida, e a faca na mão direita, cortando. Depois de cortado, o garfo volta para a direita. 
Se houver sopa, tome usando a colher de lado (e não de frente para não precisar abrir o braço) 
Não use faca para cortar tortas e legumes, que devem ser partidos com o garfo 
Também não se usa faca para cortar salada ou massas 
Nunca apoie os talheres na mesa durante a refeição, sempre no prato 
Ao terminar, coloque os talheres no meio do prato, com os cabos para a direita 

Para ajudar, um vídeo mostrando como colocar todas as dicas em prática!


Arrumando a mesa sem medo


Se o jantar for em casa, nunca se coloca o prato do pão com a faca, só se algum convidado pedir, esta foto é para um jantar em restaurante VIP... normalmente a seguir às entradas vem o prato de sopa














Nunca deixe seu Smartphone sobre a mesa em lugares públicos. Parecerá desinteressado na pessoa que está com você.
Nunca convide alguém para um jantar romântico se depois for falar com ela só por mensagens de texto. 

O homem apenas carrega o casaco da mulher para deixá-lo na chapelaria ou no guarda-roupas e nunca a bolsa dela.

Se você está passeando com alguém e ele ou ela cumprimenta uma pessoa que você não conhece, você deve fazer o mesmo.

Muitos pensam que sushi só pode ser consumido com os palitinhos chamados de hashi. Mas isso nem sempre é regra. Se preferir solicite os talheres com os quais você está acostumado.

Calçados devem estar SEMPRE limpos.

Não tenha conversas vazias por telefone. Por outro lado, se você precisa falar sobre algo muito sério, o melhor é encontrar-se pessoalmente, ou fazer uma chamada com vídeo em um lugar privado.

Se o ofenderam, não responda com um palavrão ou agressividade. Sorria e, cordialmente, retire-se da presença da pessoa.

Segundo a tradição, ao andar pela rua, o homem deve ficar ao lado esquerdo da mulher.

Motoristas não se esqueça que molhar os pedestres ao passar com o carro em uma poça d’água é a pior de todas as faltas de respeito.

Se não tem intimidade com seu interlocutor, não é prudente falar sobre: idade, riqueza, problemas domésticos, religião, política, relações amorosas, presentes e procedimentos médicos.

Ao chegar ao cinema, teatro ou show, a forma correta de chegar aos lugares reservados é ficando de frente com que está sentado.

Rir exageradamente, falar muito alto e encarar as pessoas podem ser interpretados como atitudes ofensivas.

Um homem educado nunca deixará de tratar uma mulher com o devido respeito.

Um homem nunca deve tocar numa mulher sem seu consentimento, nem segurar sua mão, nem se aproximar demais durante uma conversa. Não se deve segurá-la pelo braço, a não ser, é claro, se precisar ajudá-la a subir em um meio de transporte ou em outra situação parecida.

Se alguém tenta dirigir-se a você de maneira inadequada, usando algo como ’Ei, você’, não vale a pena atendê-lo. Também não vale a pena querer educar os outros, muito menos num encontro breve. O melhor é dar o exemplo.

A regra de ouro para usar perfumes é a moderação. Se, ao cair da tarde, você ainda sente o aroma do seu perfume, deve saber que as outras pessoas tiveram que aguentá-lo. E certamente não gostam tanto disso quanto você.

Na presença de outras pessoas, só fume se todos afirmarem que não se incomodam. Aliás, se possível, não fume nunca mais.

Seja quem você for, ao entrar em um recinto, cumprimente primeiro.

Permita que as mensagens pessoais continuem sendo pessoais: pais não devem ler a correspondência dos filhos, nem o marido, a correspondência da esposa, e assim sucessivamente. Ler mensagens alheias é uma grande intromissão no espaço pessoal do outro.

Não seja uma vítima da moda. É melhor sentir-se bem, ainda que não esteja usando o último lançamento das passarelas. Moda sem estilo nem propriedade não vale de nada.

Depois pedir perdão e de ser perdoado, não vale a pena voltar ao assunto e pedir perdão de novo. Não repetir o erro é suficiente.

Não esqueça de agradecer os seus amigos, familiares e pessoas próximas. Agradeça-os, por exemplo, por suas boas ações e pela disposição que eles demonstram para lhe ajudar. Expressar gratidão é um ato de pessoas educadas e sensíveis.