terça-feira, 14 de abril de 2015

Salada no pote, uma refeição leve e saudável









Deve ser preparado em camadas:



Quanto mais colorida, melhor! 

Alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras (que contribuem para a saciedade)
Mix de vegetais, sementes e leguminosas.
Coloque temperos e molhos naturais utilizando sal, pimenta, azeite, ervas, limão e vinagre. Evite sempre os condimentados industrializados. 

Concentre o molho na primeira camada, na segunda
os ingredientes densos como tomate, milho, pepino e cenoura. Por último, as folhas, que devem ficar por cima para que elas não fiquem murchas ao entrar em contato com o molho. Dê uma boa chacoalhada na hora que for consumir.

os ingredientes densos como tomate, milho, pepino e cenoura. Por último, as folhas, que devem ficar por cima para que elas não fiquem murchas ao entrar em contato com o molho. Dê uma boa chacoalhada na hora que for consumir.
Concentre o molho na primeira camada, na segunda
os ingredientes densos como tomate, milho, pepino e cenoura. Por último, as folhas, que devem ficar por cima para que elas não fiquem murchas ao entrar em contato com o molho. Dê uma boa chacoalhada na hora que for consumir.





1ª camada: molho

Escolha uma das três opções abaixo para criar seu molho.

Opção 1: 2 colheres de mostarda Dijon + suco de 1 limão + 1 colher de chá de mel + 3 colheres de azeite + tomilho à gosto

Opção 2: ½ xícara de azeite + nozes picadas + suco de ½ limão + ½ xícara de manjericão + 1 alho ralado

Opção 3: 1 xícara de iogurte + 3 colheres de azeite + raspas de 1 limão + ½ xícara de hortelã + 1 cebolinha

2ª camada: ingredientes densos

Escolha os ingredientes que vão manter o molho e as folhas separados. Escolha uma das três opções abaixo.

Opção 1: Peito de frango em tiras + milho cozido + abacate + cenouraOpção 2: Rabanete em rodelas + pepino em pedaços + grão de bico + cebola roxaOpção 3: Quinua cozida + mussarela de búfala + cogumelos + tomatinhos cereja


3ª camada: folhas

Finalize com a dupla de folhas que for mais apetitosa para você!




Opção 1: Agrião + Alface frisée 
Opção 2: Folhas de beterraba + alface lisa
Opção 3: Agrião + Radicchio


fonte: mdemulher





Para servir em festas ou levar ao pic nic







Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista da rede de academias Bio Ritmo, ensina duas receitas simples e saborosas – e valem por uma refeição completa.

Salada de frango funcional

Ingredientes
2 colheres (sopa) rasas de azeite extra-virgem
1 pitada de sal
1 colher (chá) rasa de mostarda
1 pitada de pimenta do reino
3 colheres (sopa) de arroz selvagem ou negro cozido
2 colheres (sopa) de pimentão vermelho picadinho cru
3 colheres (sopa) de brócolis cozido no vapor
1 colher (sopa) de cebola crua picada
100 gramas de frango desfiado
2 colheres (sopa) de salsinha crua cortada
5 folhas de alface romana rasgada
1 colher (sopa) de castanha-do-pará picada
Faça uma camada com os temperos: azeite, sal, pimenta do reino e mostarda. Depois, monte uma camada com arroz, pimentão, brócolis, cebola e frango. Por último, adicione alface, salsinha e salpique a castanha-do-pará.


Salada de macarrão


1 colher (sopa) de azeite extra virgem
1 pitada de sal
1 colher (chá) de manjericão cortado
1 xícara de massa integral ou sem glúten cozida
10 tomatinhos cereja cortados na metade
80 gramas de mussarela de búfala cortada
Rúcula cortada miudinha

Faça uma camada com os temperos: azeite, sal e manjericão. Por fim, monte uma comada com massa, tomate, mussarela e rúcula.
Modo de preparo
Calorias: 425

Ingredientes

Modo de preparo

NO TOPO COLOQUE AS FOLHAS. O ALFACE É UMAS DAS HORTALIÇAS QUERIDINHAS DOS BRASILEIROS, ELE AGREGA UMA BOA QUANTIDADE DE FIBRAS E POSSUI BAIXAS CALORIAS.
Folhas verde-escuro possuem um interessante valor nutricional, mas o gosto nem sempre harmoniza com os outros alimentos. Assim, você pode recorrer aos vários tipos de alface existentes no mercado, no geral os valores nutricionais são parecidos.

Calorias: 460

http://mdemulher.abril.com.br/receitas/boa-forma/salada-no-pote-2-opcoes-que-valem-por-uma-refeicao

A MELHOR! Salada no Pote!




INGREDIENTES:
Molho de sua preferência (prefira os molhos caseiros, são mais saudáveis)1 Pepino1/2 Cebola (também pode ser cogumelos, brotos, milho, etc.)1/2 Pimentão1 Cenoura1 Beterraba1/2 xícara de Grão de Bico
1 Tomate1 ramo de Brócolis (também pode ser couve flor)2 folhas de Couve
2 folhas de Alface (pode ser folhas de rúcula, espinafre, etc.)1/4 de xícara de Semente de Linhaça (pode ser aveia, gergelim, semente de girassol, etc.)1/4 de xícara de QuinoaPote de Vidro de cerca de 22cm com tampa


COMO FAZER

PIQUE TODOS OS INGREDIENTES GRANDES EM PEQUENOS PEDAÇOS, POIS ASSIM FACILITARÁ NA HORA DE COMÊ-LOS. DENTRO DO POTE, A PRIMEIRA COISA A SER COLOCADA É O MOLHO.
O vinagrete é uma ótima opção, pois além de ter baixas calorias, o azeite e o vinagre presentes no molho funcionam como antioxidantes no nosso corpo. Para quem não gosta de vinagre, uma outra opção seria o molho de iogurte desnatado, que agrega cálcio e proteínas à salada.
DEPOIS COLOQUE OS LEGUMES MAIS PESADOS, AQUELES QUE NÃO ESTRAGAM EM CONTATO COM O MOLHO.
A cenoura e a beterraba são fontes de carboidratos e muitas vitaminas, destaque para a cenoura, rica em betacaroteno (importante para a saúde dos olhos) e carotenoides (antioxidantes), além de dar uma crocância ao conjunto.
O pepino hidrata e possui substâncias anticancerígenas. A cebola melhora a circulação sanguínea e retarda o envelhecimento das veias e artérias, entre outros benefíciosVOCÊ PODE USAR TRÊS CORES DE PIMENTÃO PARA COLORIR AINDA MAIS SUA SALADA.NÃO DEIXE DE COLOCAR O GRÃO DE BICO, UMA ÓTIMA E NECESSÁRIA FONTE DE PROTEÍNA, PERFEITO PARA QUEM É VEGETARIANO.
Caso faça questão de proteína animal, frango desfiado vai muito bem nesse tipo de salada.AGORA COLOQUE O TOMATE E OUTRAS FRUTAS, SE QUISER.


O tomate deixa a salada mais colorida, e dá um ótimo sabor. Ele é rico em licopeno, que fortalece o sistema imunológico, também possui minerais essenciais, como fósforo e potássio.SE DESEJAR DAR OUTRO VISUAL PODE SER USADO TOMATE CEREJA. OUTRA FRUTA QUE PODE SER USADA É A MANGA, MUITA GENTE GOSTA DO SABOR DOCE NA SALADA E ELA É RICA EM VITAMINA C.
SALPIQUE AS SEMENTES POR CIMA.AGORA COLOQUE OS VEGETAIS MAIS LEVES, COMO O BRÓCOLIS.Além de ser rico em proteína, é visualmente atrativo e ajuda a controlar o metabolismo glicêmico, ou seja, perfeito para quem é diabético. Prefira cozinha-lo no vapor.A quinoa é, como outras sementes, fonte de fibras. Ela tem alto valor nutricional, é fonte de potássio e magnésio, que evitam espasmos e câimbras musculares.
TAMBÉM PODEM SER USADOS GRÃOS, COMO O MILHO, QUE POSSUI CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS.
AGORA É SÓ TAMPAR.PARA SERVIR VIRE O POTE PARA BAIXO PARA DISTRIBUIR O MOLHO.MANTENDO TAMPADO DURA ATÉ 5 DIAS.SÓ DISTRIBUA O MOLHO POR TODA A SALADA QUANDO FOR CONSUMIR, CASO CONTRÁRIO, DEIXE O MOLHO PARADO LÁ NO FUNDO.
Nutricionista Amanda Passos (UFRB)